segunda-feira, 14 de janeiro, 2019

Visitas guiadas, jogos, músicas, oficinas e contação de história fazem parte das atividades que acontecem até 31 de janeiro

Quem está desfrutando do recesso escolar na Serra da Mantiqueira pode aproveitar a programação especial de férias que o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, – instituições de Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida em parceria com a ACAM Portinari –, realizam até 31 de janeiro.

Entre as atividades oferecidas estão apresentações musicais, oficinas de artes, jogos educativos e contação de histórias. Todas as ações são acompanhadas por educadores e podem ser realizadas por toda a família e grupos de amigos.

No espaço cultural, os participantes têm a oportunidade de integrar visitas guiadas e conhecer o conjunto composto por 85 obras de Felícia Leirner, feitas de bronze, cimento branco e granito, todas distribuídas ao ar livre em uma área de proteção ambiental, além de apreciar o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.


Confira a programação completa:

Visita Educativa

Período: 01 a 31/01/2019

Nos finais de semana, a equipe de educadores do Museu oferece visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. Na ocasião, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador, em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.

Horários: terça a sexta-feira, às 10h00 e às 15h00; sábado e domingo, às 11h00 e às 15h00


Roteiro Cultural – Campos do Jordão

Período: de 01 a 31/01/2019

Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer os dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir visitando os dois museus, a família ainda ganha um certificado de participação.

Horário: das 09h00 às 18h00


Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!

Período: de 01 a 31/01/2019

A atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. No final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção, alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!

Horário: das 09h00 às 18h00


Exposição: Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro

Período: de 01 a 31/01/2019

A exposição apresenta uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e da acessibilidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma visão diferente do habitual, retrata os personagens do folclore brasileiro, como o Saci, com corpos diferentes. Assim, instiga a curiosidade dos visitantes e incentiva a exploração das possibilidades e percepções do corpo.

Horário: das 09h às 18h00


Apresentação DJ Matt Sander

Datas: 18 e 25/01/2019

Durante as férias de verão o Museu e Auditório receberão no foyer o produtor jordanense DJ Matt Sander com suas mixagens de músicas clássicas com eletrônicas! Que tal apreciar a música erudita de uma maneira inusitada? Traga sua família!

Horário: todas às sextas-feiras, das 16h00 às 17h00


Preservação do Patrimônio

Datas: 15, 22 e 29/01/2019

Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer as etapas importantes da criação e manutenção das esculturas da artista Felícia Leirner, descobrindo os desafios enfrentados no dia a dia para mantê-las em perfeito estado de conservação. A atividade será conduzida por Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo. Uma opção para toda a família!

Horário: às 10h30 e às 13h30


Tabuleiro da Felícia

Datas: 15, 22 e 29/01/2019

Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e a obra da artista Felícia Leirner.

Horário: terças-feiras, às 11h00

Moldando Expressões

Datas: 15, 22 e 29/01/2019

Inspirados pelo acervo da escultora Felícia Leirner, os visitantes serão conduzidos para conhecer as obras e as técnicas por ela utilizadas. Em seguida, serão convidados a criarem suas próprias esculturas, expressando sentimentos e emoções.

Horário: terças-feiras, às 16h00


Tabuleiro Claudio Santoro

Datas: 16, 23 e 30/01/2019

Jogo de percurso em tamanho real, com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra do maestro Claudio Santoro.

Horário: quartas-feiras, às 11h00


Descobrindo uma Orquestra

Datas: 16, 23 e 30/01/2019

Você sabe o que é uma orquestra? Consegue reconhecer os sons dos instrumentos que estão sendo tocados, e o que compõe uma orquestra? Nessa ação, o público descobrirá quais elementos são fundamentais para formar uma orquestra e conhecer os sons dos mais variados instrumentos desse estilo musical.

Horário: quartas-feiras, às 16h00


Tabuleiro Meio Ambiente

Datas: 17, 24 e 31/01/2019

Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e a obra do maestro Claudio Santoro.

Horário: quintas-feiras, às 11h00


Natureza Sensorial

Datas: 17, 24 e 31/01/2019

Todas as quintas-feiras, o público poderá conhecer o meio ambiente do local de uma maneira sensorial. Uma caminhada pelo jardim do Museu Felícia Leirner com estímulos sonoros, táteis e visuais levará o visitante a se surpreender e a se sensibilizar com a natureza.

Horário: quintas-feiras, às 16h00


Jogos de Mesa

Datas: 18 e 25/01/2019

Serão disponibilizados jogos de mesa como: damas, jogo da memória, quebra-cabeça, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir ligados ao meio ambiente, música e artes visuais, com os principais temas do local.

Horário: sextas-feiras, às 11h00


Oficina Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá

Data:19/01/2019

O educador Moringa, percussionista e professor, formado em licenciatura em música e com pós-graduação na área de educação musical estará no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com a oficina Brincadeiras de Cá e de Lá. A atividade tem o objetivo de preservar as canções tradicionais, orais e de raiz, buscando nossa identidade cultural. A ação possibilita o convívio ordenado em grupo, o respeito ao outro, a espera da vez e a aprendizagem de movimentos coordenados, relacionando gestos a músicas; explora a escuta, o canto e a expressão corporal e o desenvolvimento de noções de ritmo aos participantes.

Horário: às 11h00 e às 15h00


Quinteto Aralume

Data: 19/01/2019

O Quinteto Aralume propõe a música brasileira fora dos cânones, “erudito” e “popular” em que reverberam os timbres da cultura popular na formação de um conjunto de música de câmara. O grupo foi formado em 2015 por Bruno Menegatti (rabeca), Enrique Menezes (flauta), Francisco Andrade (viola e violão), Ionan Daniel (violoncelo) e Thiago Moretti (violão), com o intuito de realizar uma música instrumental brasileira em sintonia com a música armorial.

Horário: às 20h00


Pequenas Notáveis – Contações de Histórias Frida Kahlo

Data: 20/01/2019

A Companhia do Núcleo, de São Paulo (capital), em seu projeto Pequenas Notáveis, apresenta, de forma lúdica, a vida da artista mexicana Frida Kahlo e o seu papel no feminismo e na identidade de gênero. A Companhia do Núcleo surge da união de duas companhias existentes há mais de oito anos em São Paulo, a Cínica Cia. de Teatro, que tem como um dos fundadores o ator e arte-educador André Medeiros Martins, e a Cia. Tricomática, criada pelo ator e músico Ronaldo Liano.

Horário: às 11h00 


Oficina Bichos Malucos

Data: 26/01/2019

A ilustradora e designer gráfico Ana Starling, de Santo Antônio do Pinhal (SP), conduzirá a oficina Bichos Malucos. A partir de formas pré-selecionadas, recortes de revistas e de diversos materiais impressos, o participante construirá animais usando a técnica de colagem. A ideia é de que ele possa trabalhar a abstração, descolando imagens do seu significado original. Uma melancia cortada ao meio desenha a corcova de um dromedário, por exemplo. A observação, a criatividade e o humor serão pontos de partida para a invenção dos animais divertidos.

Horário: às 11h00 e às 15h00

Vagas: até 20 pessoas


Carlos Navas Mostra Chico e Vinícius para Crianças

Data: 26/01/2019

As Músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças são levadas ao palco pelo cantor Carlos Navas, acompanhado pelo violonista Paulo Miranda. O espetáculo Chico e Vinicius para Crianças apresenta arranjos com a leitura pessoal do intérprete e enfatiza o aspecto lúdico e interativo destas obras atemporais.

Horário: às 17h00


Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá

Data: 27/01/2019      

A Companhia Folclórica Baú de Folias, de São Bento do Sapucaí/SP, apresenta o espetáculo Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá, no intuito de se fazer conhecer um Brasil diverso em cultura, dança e manifestações populares.

Horário: às 11h00


Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Avenida Doutor Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão–SP

Telefone: (12) 3662-6000

contato@museufelicialeirner.org.brwww.museufelicialeirner.org.br

Seja nosso parceiro: www.museufelicialeirner.org.br/apoie

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso)

POLÍTICA DE GRATUIDADE: público em geral aos domingos; moradores de Campos do Jordão; crianças até os 10 anos de idade; pessoas com deficiência e o respectivo acompanhante; professores, coordenadores, diretores, supervisores, quadro de apoio escolar e seus familiares; estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio; associados do ICOM; profissionais de museus; guias de turismo; motorista de táxi, ônibus e van, conduzindo os visitantes; funcionários das Organizações Sociais gestoras de museus e programas culturais do Estado de São Paulo; funcionários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; policiais militares, civis, técnico-científicos e seus familiares; portadores do “Passaporte dos Museus” (válido para 1 visita) que utilizarem o mesmo até sua data de vencimento; associados ao programa de parceiros. Para todas as gratuidades é necessário documento comprobatório (como RG, comprovante de residência, carteirinha, holerite, carteira funcional, atestado de matrícula etc.). Serão considerados familiares o cônjuge ou companheiro(a), os filhos e menores tutelados ou sob guarda, mediante comprovação documental. Para que os familiares tenham acesso ao benefício, é necessária a presença do titular do direito da gratuidade.

Museu Felícia Leirner