Capacitação para Professores

Ações periódicas que visam contribuir com a formação continuada de docentes e educadores do município e região, trazendo os temas de atuação do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro em diálogo com parâmetros curriculares vigentes e interesses mapeados na comunidade escolar.

Oficinas Temáticas para Público Escolar

Oficinas educativas periódicas com o objetivo de trabalhar os temas de atuação do Museu e Auditório em diálogo com calendários municipal, estadual e regional. Visam ampliar a acesso aos conteúdos e contribuir com o processo de formação integral dos estudantes.

Museu vai à Escola

Projeto permanente que visa qualificar o diálogo e aprofundar os temas de atuação das instituições junto às escolas, realizando ações educativas (continuadas ou não) no ambiente escolar. O projeto fortalece o debate acerca de patrimônio e pertencimento e contribui com o processo de formação integral dos estudantes.

Mais Sentidos

Programa permanente voltado ao atendimento de pessoas com deficiência. Com objetivos de dar acesso, integrar e acolher essa comunidade no universo cultural, ações educativas periódicas são realizadas nos equipamentos culturais e em instituições de atendimento especializado, levando em consideração especificidades, habilidades e potenciais desse público, por meio de técnicas e estratégias educativas apropriadas.

Outono

Programa permanente voltado ao atendimento do público idoso. Com objetivo de dar acesso, integrar e acolher apropriadamente essa comunidade no universo cultural, ações educativas periódicas são realizadas nos equipamentos culturais e em instituições de atendimento especializado, levando em consideração especificidades, habilidades e potenciais desse público, por meio de técnicas e estratégias educativas apropriadas.

Todos no Museu

Programa permanente voltado ao atendimento de público em situação de vulnerabilidade social. Como os objetivos de dar acesso, integrar e acolher apropriadamente pessoas e grupos com esse perfil, a instituição promove, periodicamente, ações e atendimentos educativos no Museu e Auditório e em instituições especializadas, considerando as especificidades de cada um e garantindo a sua participação na vida cultural local.

Cursos para Guias de Turismo

Cursos e ações de formação periódicas realizadas junto a esses profissionais visando a qualificação e a equiparação de informações e conteúdos pertinentes ao universo dos equipamentos culturais, possibilitando o estreitamento de laços, e permitindo adaptações e melhorias na interação com a comunidade.

Família no Museu

Projeto educativo permanente que desenvolve ações periódicas relacionadas aos temas de atuação das instituições para o atendimento de grupos intergeracionais. O objetivo é ampliar a oferta cultural e proporcionar a vivência da troca de conhecimentos e entretenimento entre indivíduos de diferentes idades e com repertórios variados.

Visitas Educativas

As visitas educativas proporcionam a apresentação de um panorama geral dos equipamentos culturais, da coleção de esculturas, do patrimônio natural local e dos patronos das instituições. Têm, ainda, o objetivo de fomentar o contato qualificado com os espaços e uma experiência cultural significativa.

Fora da Caixa

Projeto permanente que realiza ações educativas e culturais gratuitas e periódicas em uma praça pública de Campos do Jordão. A proposta visa aprimorar constantemente as relações com a comunidade, diversificar a oferta cultural e aproximar Museu e Auditório da realidade local. As atividades incluem parcerias pontuais e apresentações de artistas e grupos locais.

Encontros com Arte

Eventos e ações periódicas que visam estimular o debate de temas relacionados ao universo das artes, trazendo artistas, oficineiros, especialistas e profissionais diversos para abordarem as variadas linguagens artísticas junto aos públicos do Museu e Auditório.

Domingo Musical

Evento periódico que visa fomentar a música e diversificar a oferta cultural. Os espetáculos gratuitos, realizados no Auditório e demais espaços do Museu, respeitam diferentes gêneros e linguagens musicais, dando espaço para músicos e grupos com trajetórias diversas e repertórios artísticos.

Ensaio Aberto

Evento periódico realizado no Auditório Claudio Santoro e que tem como objetivo proporcionar a artistas e grupos locais a experiência e os desafios de um palco profissional, permitindo ao público o contato com os bastidores do mundo artístico. A proposta contempla diferentes linguagens artísticas e é aberta e gratuita ao público visitante.

Projeto Pôr do Sol

Evento periódico promovido em julho, que integra arte e patrimônio natural, em apresentações artísticas realizadas no mirante do Museu, ao pôr do sol.  As exibições são aos finais de semana e abertas ao público visitante, trazendo diferentes linguagens artísticas e uma ampla vista da cadeia de montanhas do sul de Minas Gerais e da famosa Pedra do Baú durante um dos espetáculos naturais mais admirados da região.

Semana do Meio Ambiente

Evento temático realizado em junho, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, e que tem por objetivo fomentar o debate sobre o tema da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Todos os anos, diversas ações convidam diferentes púbicos a participarem dessa reflexão tão urgente.

Férias no Museu

Programa periódico promovido duas vezes ao ano, em concomitância com as férias escolares, prevendo a realização de ações educativas e culturais durante todos os dias de funcionamento do Museu e Auditório. As atividades trazem as temáticas de atuação das instituições e são planejadas para atender públicos de todas as idades.

Dia da Cidade

Evento temático anual que visa comemorar o aniversário de Campos do Jordão, criando sinergia com o calendário municipal e estreitando os laços com a comunidade local. Ações educativas e culturais que celebram a data, destacando as particularidades da cidade e sua importância no cenário regional e nacional.rio.