Capacitação para Professores

Capacitação para Professores

Ações periódicas que visam contribuir com a formação continuada de docentes e educadores do município e região, trazendo os temas de atuação do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro em diálogo com parâmetros curriculares vigentes e interesses mapeados na comunidade escolar.

Oficinas Temáticas para Público Escolar

Oficinas Temáticas para Público Escolar

Oficinas educativas periódicas com o objetivo de trabalhar os temas de atuação do Museu e Auditório em diálogo com calendários municipal, estadual e regional. Visam ampliar a acesso aos conteúdos e contribuir com o processo de formação integral dos estudantes.

Museu vai à escola

Museu vai à Escola

Projeto permanente que visa qualificar o diálogo e aprofundar os temas de atuação das instituições junto às escolas, realizando ações educativas (continuadas ou não) no ambiente escolar. O projeto fortalece o debate acerca de patrimônio e pertencimento e contribui com o processo de formação integral dos estudantes.

Mais Sentidos

Mais Sentidos

Programa permanente voltado ao atendimento de pessoas com deficiência. Com objetivos de dar acesso, integrar e acolher essa comunidade no universo cultural, ações educativas periódicas são realizadas nos equipamentos culturais e em instituições de atendimento especializado, levando em consideração especificidades, habilidades e potenciais desse público, por meio de técnicas e estratégias educativas apropriadas.

Outono

Outono

Programa permanente voltado ao atendimento do público idoso. Com objetivo de dar acesso, integrar e acolher apropriadamente essa comunidade no universo cultural, ações educativas periódicas são realizadas nos equipamentos culturais e em instituições de atendimento especializado, levando em consideração especificidades, habilidades e potenciais desse público, por meio de técnicas e estratégias educativas apropriadas.

Todos no Museu

Todos no Museu

Programa permanente voltado ao atendimento de público em situação de vulnerabilidade social. Como os objetivos de dar acesso, integrar e acolher apropriadamente pessoas e grupos com esse perfil, a instituição promove, periodicamente, ações e atendimentos educativos no Museu e Auditório e em instituições especializadas, considerando as especificidades de cada um e garantindo a sua participação na vida cultural local.

Curso para Guias de Turismo

Cursos para Guias de Turismo

Cursos e ações de formação periódicas realizadas junto a esses profissionais visando a qualificação e a equiparação de informações e conteúdos pertinentes ao universo dos equipamentos culturais, possibilitando o estreitamento de laços, e permitindo adaptações e melhorias na interação com a comunidade.

Família no Museu

Família no Museu

Projeto educativo permanente que desenvolve ações periódicas relacionadas aos temas de atuação das instituições para o atendimento de grupos intergeracionais. O objetivo é ampliar a oferta cultural e proporcionar a vivência da troca de conhecimentos e entretenimento entre indivíduos de diferentes idades e com repertórios variados.

Visitas Educativas

Visitas Educativas

As visitas educativas proporcionam a apresentação de um panorama geral dos equipamentos culturais, da coleção de esculturas, do patrimônio natural local e dos patronos das instituições. Têm, ainda, o objetivo de fomentar o contato qualificado com os espaços e uma experiência cultural significativa.

Fora da Caixa

Fora da Caixa

Projeto permanente que realiza ações educativas e culturais gratuitas e periódicas em uma praça pública de Campos do Jordão. A proposta visa aprimorar constantemente as relações com a comunidade, diversificar a oferta cultural e aproximar Museu e Auditório da realidade local. As atividades incluem parcerias pontuais e apresentações de artistas e grupos locais.

Encontros com Arte

Encontros com Arte

Eventos e ações periódicas que visam estimular o debate de temas relacionados ao universo das artes, trazendo artistas, oficineiros, especialistas e profissionais diversos para abordarem as variadas linguagens artísticas junto aos públicos do Museu e Auditório.

Domingo Musical

Domingo Musical

Evento periódico que visa fomentar a música e diversificar a oferta cultural. Os espetáculos gratuitos, realizados no Auditório e demais espaços do Museu, respeitam diferentes gêneros e linguagens musicais, dando espaço para músicos e grupos com trajetórias diversas e repertórios artísticos.

Ensaio Aberto

Ensaio Aberto

Evento periódico realizado no Auditório Claudio Santoro e que tem como objetivo proporcionar a artistas e grupos locais a experiência e os desafios de um palco profissional, permitindo ao público o contato com os bastidores do mundo artístico. A proposta contempla diferentes linguagens artísticas e é aberta e gratuita ao público visitante.

Projeto Pôr do Sol

Projeto Pôr do Sol

Evento periódico promovido em julho, que integra arte e patrimônio natural, em apresentações artísticas realizadas no mirante do Museu, ao pôr do sol.  As exibições são aos finais de semana e abertas ao público visitante, trazendo diferentes linguagens artísticas e uma ampla vista da cadeia de montanhas do sul de Minas Gerais e da famosa Pedra do Baú durante um dos espetáculos naturais mais admirados da região.

Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Evento temático realizado em junho, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, e que tem por objetivo fomentar o debate sobre o tema da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Todos os anos, diversas ações convidam diferentes púbicos a participarem dessa reflexão tão urgente.

Férias no Museu

Férias no Museu

Programa periódico promovido duas vezes ao ano, em concomitância com as férias escolares, prevendo a realização de ações educativas e culturais durante todos os dias de funcionamento do Museu e Auditório. As atividades trazem as temáticas de atuação das instituições e são planejadas para atender públicos de todas as idades.

Dia da Cidade

Dia da Cidade

Evento temático anual que visa comemorar o aniversário de Campos do Jordão, criando sinergia com o calendário municipal e estreitando os laços com a comunidade local. Ações educativas e culturais que celebram a data, destacando as particularidades da cidade e sua importância no cenário regional e nacional.rio.