O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro desenvolvem um projeto para captação e publicação de depoimentos de História Oral, que pode ser contemplado nesta página.

Para isso, são convidadas personalidades que tenham histórias de vivências junto à artista, ao maestro ou aos equipamentos culturais, para dividir suas narrativas, registrando momentos que corroboram para reconstruir a história e possibilitar o acesso desse conhecimento para as futuras gerações. Os depoimentos são fornecidos por pessoas que conviveram direta ou indiretamente com Felícia Leirner e Claudio Santoro, moradores de Campos do Jordão que acompanharam o desenvolvimento dos espaços e que possuem repertório de grande importância para a recuperação da memória de períodos e contextos vividos pelos artistas.

Levar essas informações ao público é uma maneira de valorizar os feitos dessas importantes figuras do cenário artístico brasileiro, incentivando o fazer cultural e a busca por preservar o importantíssimo patrimônio material e imaterial, que contribui para a formação da identidade do país.

Memórias compartilhadas de Pablo Marquine

O projeto Memórias Compartilhadas apresenta a história oral de Pablo Marquine, pesquisador, compositor, pianista e especialista na vida e obra do maestro Claudio Santoro. Neste depoimento, Marquine compartilha sua trajetória musical e como foi o seu primeiro contato com as composições de Claudio Santoro. O vídeo traz, ainda, detalhes da vida do maestro que são resultados de uma robusta pesquisa realizada por Pablo Marquine.

História de Pablo Marquine

Autor: Museu Felícia Leirner

Publicado em 01/11/2023

Download do Depoimento

Memórias de Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello

Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello foram bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão e contam, individualmente, suas trajetórias profissionais, participações no festival e os desdobramentos em suas carreiras musicais após a passagem pelo maior evento de música clássica e erudita da América Latina.

História de Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello

Autor: Museu Felícia Leirner

Publicado em 01/08/2023

Download do Depoimento

Memórias de Fábio Zanon

Fábio Zanon é violonista, regente e coordenador artístico-pedagógico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Neste depoimento, ele relata como foi seu primeiro contato com a música, sua experiência junto ao Festival de Inverno e as emoções vividas como coordenador pedagógico.

História de Fábio Zanon

Autor: Museu Felícia Leirner

Publicado em 01/12/2022

Download do Depoimento

Memórias de Luiz Pereira Moysés

O artista jordanense Luiz Pereira Moysés compartilha as memórias de quando viveu ao lado de Felícia Leirner durante o período em que a escultora morou em Campos do Jordão. Ele relata o primeiro contato com a artista, além de dividir com o público conversas sobre a arte e a vida. 

História de Luiz Pereira Moysés

Autor: Museu Felícia Leirner

Publicado em 01/08/2022

Download do Depoimento

Memórias de Cecilia Gallon

Cecilia Gallon atuou como cerimonialista da Secretária de Cultura do Governo do Estado de São Paulo vivenciando experiências inesquecíveis durante os Festivais de Inverno de Campos do Jordão no Auditório Claudio Santoro. Ela relata em seu depoimento o contato com o espaço cultural, compartilha suas memórias e admiração pela música clássica.

História de Cecilia Gallon
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/10/2021

Download do Depoimento

Memórias de Benilson Toniolo

Benilson Antônio Toniolo de Oliveira, nascido em Santos -SP, é poeta, diversos livros publicados, contista e membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, também é Secretário Municipal de Valorização de Cultura da cidade, relata em seu depoimento sua vivência em Campos e como veio a conhecer o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro e sua forte ligação a estes lugares.

História de Benilson Toniolo
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/04/2021

Download do Depoimento

Memórias de José Domiciano da Silva

José Domiciano da Silva, nascido em São Bento do Sapucaí-SP, professor de história e geografia em Campos do Jordão, relata em seu depoimento o período que trabalhou como ajudante e aprendiz de Felícia Leirner durante o período em que a escultora residiu na cidade.

História de José Domiciano da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/11/2020

Download do Depoimento

Memórias de Adailson Araújo

Adailson Cassio da Silva Araújo, nascido em Campos do Jordão (SP), músico e professor de música, formado pela Universidade Federal de Música de São João Del Rei (MG), relata sua história e sua participação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2018 e 2019, como aluno de violão clássico. Sendo um dos poucos estudantes do município a participar do evento.  

História de Adailson Araújo
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/09/2020

Download do Depoimento

Memórias de Roberto Mendes da Silva

Roberto Mendes da Silva trabalha como porteiro no Auditório Claudio Santoro desde 1989, relata suas experiências com o Festival de Inverno, com a natureza e meio ambiente do Auditório e Museu, o contato que teve com bolsistas do Festival de Inverno.

História de Roberto Mendes da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/04/2020

Download do Depoimento

Memórias de Geremias Tiófilo

Geremias Tiófilo Pereira Júnior, músico saxofonista, professor de música na Universidade Adventista de Hortolândia, foi aluno do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão nos anos 1997, 1999 e 2000, sendo um dos destaques neste ano. Relata a sua experiência como aluno bolsista, em um instrumento não tão usual em Orquestras.

História de Geremias Tiófilo Pereira Júnior
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 02/10/2019

Download do Depoimento