Local:

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro - Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista - Campos do Jordão (SP)

Data:

Dia 19/05/2024, às 15h

Entrada:

Gratuita

Informações:

Contato: (12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br

A oficina de Cuíca ecológica conduzida por Afonsinho Menino é uma atividade mágica que mergulha na cultura ligada ao instrumento. Os visitantes aprenderão a confeccionar sua cuíca ecológica com material acessível e sustentável. O trabalho manual desenvolve habilidades, a coordenação motora fina, aumenta a concentração e melhora o humor, além de estimular a criatividade e a memória de quem o realiza, independente da idade. A metodologia passo-a-passo, bem simples e lúdica, permite que pessoas sem experiência alguma possam acompanhar a atividade, terminando-a no tempo programado, com seus instrumentos prontos, e sendo capazes de fazer outras vezes, se assim desejarem.
Por outro lado, estudos apontam que a aprendizagem de um instrumento equivale à aprendizagem de uma nova língua. Outras pesquisas indicam os benefícios da música para pessoas de todas as idades: estimula novas conexões cerebrais, acalma, promove autoconhecimento, ameniza a dor, induz ao movimento, melhora a comunicação, aumenta a imunidade, cria vínculos e ativa a memória. Além disso, libera dopamina, causando sensação de bem-estar.
Presente em todas as culturas e cantos do mundo, a música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro. Ouvir música ou cantar também pode diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse. O aprendizado da música (tocar um instrumento ou cantar) ativa os dois lados do cérebro, capacitando-o para ser mais eficaz no processamento de informações.