sexta-feira, 6 de agosto, 2010

Em julho, Brasília sediou a 4ª edição do Fórum Nacional de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O encontro, bienal, tem o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e para o Sistema Brasileiro de Museus (SBM). O tema deste ano foi “Direito à Memória, Direito a Museus”.

No evento, foram de debatidas as propostas que vão integrar o Plano Nacional Setorial de Museus. Os participantes foram divididos em cinco miniplenárias, coordenadas pelo Ibram, com os seguintes temas: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura. A votação foi feita na sequência e elegeu ao todo 69 propostas.

Histórico

As três edições anteriores do evento contribuíram para o desenvolvimento e consolidação social da política de museus. Em 2004, a primeira edição do Fórum Nacional de Museus foi realizada em Salvador (BA), sob o tema “A Imaginação Museal: Os Caminhos da Democracia”. A segunda edição, em 2006, discutiu o que está por vir, de acordo com o tema “O Futuro se Constrói Hoje”, em Ouro Preto (MG). Em 2008, o tema foi “Museus Como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, discutido em Florianópolis (SC).