governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Projeto Diálogos Impertinentes discute o tema ‘Mães, Pais e Filhos’ no Dia das Mães

Terceiro ato da ação convida o público a refletir sobre o machismo e o lugar social reservado à maternidade nos dias atuais; a participação é gratuita  

Domingo, 13 de maio, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo geridas pela ACAM Portinari – convidam todos para participar do terceiro encontro do “Diálogos Impertinentes”. Esta edição, realizada no Dia das Mães, se propõe a discutir a relação entre mães, pais e filhos e o lugar social reservado à maternidade na sociedade atual. O bate-papo começa às 10h30 e terá entrada gratuita.

O facilitador desta edição será  Ricardo Arroio, que representará o lugar social de quem não tem filhos. Taís Masi, como mãe e facilitadora de processos ligados à maternidade, será a co-facilitadora. Eles irão estimular os convidados e o público presente  – sejam eles mães, pais ou não – a debaterem o tema de forma  saudável, inspirados em conhecimentos como “Comunicação Não Violenta”, “Liderança do Coração”, “Processos Divergentes, Emergentes e Convergentes”, entre outros.

O assunto é muito importante no cenário brasileiro. De acordo com pesquisar do IBGE, mais da metade das mulheres que são mães trabalham e ganham, em média, menos que os homens. Outra situação é de que 38,7% dos lares brasileiros (57,3 milhões de lares) são chefiados por mães solteiras. Neste sentido, serão apresentadas importantes indagações, entre elas, qual é o papel dos homens na perpetuação – ou na transformação – dessas e de outras realidades das mães no país? Quais as diferenças sociais entre ser mãe, pai ou  mãe solteira?

O Diálogos Impertinentes acontece ao longo do primeiro semestre de 2018, sempre com a proposta de  refletir sobre pontos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual, e questionando o processo de naturalização de dinâmicas negativas. O projeto foi elaborado  pelo jornalista Gustavo Prudente para tratar questões polêmicas e inquietantes com a ajuda de pessoas ligadas aos movimentos sociais sobre o tema, elucidando possíveis pontos de ruídos. Nas edições anteriores foram abordados o “Privilégio Branco” e “Privilégio Heterossexual”.

O foco de Prudente é contribuir para o desenvolvimento de líderes e culturas sustentáveis, além de fomentar redes globais de lideranças de diversos setores da sociedade, que tomam decisões  e impactam positivamente a todos. Para isso, faz pesquisas, escreve, é Coach de Lideranças e Consultor Organizacional pela Sustenta Mundo – Culturas & Relações Sustentáveis, da qual é sócio-fundador.  

O endereço do Museu e Auditório é Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão. No domingo a entrada é gratuita. Nos outros dias o valor do ingresso é R$10,00, a meia R$5,00 (estudante e idoso). Conheça a política de gratuidade em www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso.

Serviço:

Diálogos Impertinentes – “Mães, Pais e Filhos”

Data: 13/05/2018 (domingo)

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Horário: às 10h30

Informações: (12) 3662-6000

Entrada: gratuita

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

 

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado:
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br
Damaris Rota – (11) 3339-8308 – drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br
Marina Teles – (11) 3339-8164 – marina.teles@fsb.com.br
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *