quinta-feira, 11 de maio, 2017

Reflexões e debates sobre o papel da mulher, a representação da guerra, a inclusão de deficientes, entre outros, são as pautas das ações que começam dia 16 de maio no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administradas em parceria com a ACAM Portinari – realizam uma série de ações dentro do tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 15ª Semana Nacional de Museus: “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”.

As atividades começam dia 16/5 (terça-feira), com “Que Música é Essa?”, às 10h e às 15h. De forma irreverente, a música experimental do maestro Claudio Santoro, será apresentada criando relações com outros compositores e períodos da história. A proposta é evidenciar elementos pouco explorados na música de Santoro e, na maioria das vezes, incompreendidos pelo grande público.

Em 17/5, às 10h e às 15h, as experiências da artista Felícia Leirner, no contexto de sua produção e da história da arte, conduzirão as reflexões sobre o lugar da mulher ao longo do século XX, conhecendo realidades distintas e refletindo sobre o atual contexto sociocultural em que a mulher está inserida, na ação “Mulheres que Contam Histórias”. Às 18h, os professores de Campos do Jordão recebem o curso “Os Patrimônios Contam a História da Cidade”, conduzido pela Professora pós-doutora Ana Enedi, com direito a certificado.

Na quinta-feira (18), às 10h e às 15h, partindo da série de obras “Cruzes”, do acervo da instituição, o visitante terá acesso a diferentes artistas que apresentaram o tema da guerra em seus trabalhos ao longo da história, e poderá explorar as variadas formas de tratamento de um mesmo assunto. Às 16h, o público participará do Ensaio Aberto com a Banda Spider Pig que apresentará músicas que marcaram época nas vozes de consagrados cantores de samba e músicas de rock internacional e nacional dos anos 80, 90 e 2000.

A exposição temporária “Grandes Nomes, Grandes Feitos”, idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apresenta personalidades que lutaram pelos Direitos Humanos e pelo acesso à Cultura e à Arte e que possuem a deficiência como outra característica comum. Uma visita mediada muito especial acontecerá na exposição no dia 19 (sexta-feira), às 10h. Na mesma data, às 15h, será proferida uma palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência com a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso. Na ocasião, a palestrante apresentará ao público o bem-sucedido programa “Deficiente Residente”, do Museu do Futebol, de onde deverá retirar seus argumentos para a reflexão mais ampla sobre a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes culturais.

Para fechar a programação comemorativa ao Dia Nacional dos Museus (18/5), o Domingo Musical terá o Duo Alvorada, no sábado (21), às 11h. Esther Alves e Franco Galvão mostram seu repertório formado por choros típicos de flauta, compostos pelos principais flautistas brasileiros como Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Toninho Carrilho, entre outros.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estão localizados à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O valor do ingresso é R$10,00 e R$5,00 (estudante e idoso), há gratuidade aos domingos. O visitante também poderá contribuir com a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos, que serão destinados a instituições de caridade do município.

Serviço:

15ª Semana Nacional de Museus

“Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”

Período: 15 a 21/5/2017

Que Música é Essa?

Data: 16/5/2017

Informações: (12) 3662-6000

Mulheres que Contam Histórias

Data: 17/5/2017

Horário: às 10h e às 15h

Curso para Professores – “Os Patrimônios Contam a História da Cidade”

Data: 17/5/2017

Horário: às 18h

Como a Arte Trata a Guerra?

Data: 18/5/2017

Ensaio Aberto – Banda Spider Pig: Samba Rock

Data: 18/5/2017

Horário: às 16h