terça-feira, 21 de julho, 2020

Atividades desta semana unem, virtualmente, artistas locais e muita cultura virtualmente

Entre 21 e 26 de julho, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, promovem mais atividades educativas na agenda do #CulturaEmCasa.

Para entreter o público, a programação do Diversão em Casa inicia com uma homenagem ao Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho. Por meio de vídeo, com imagens do Museu e Auditório cheios de companheirismo, os educadores recitarão um poema de Cora Coralina.

Na terça-feira (21), a atividade “Alfabetização de Leitura de Imagem”, preparada pela estagiária de educação Nicoli Pereira, apresentará a abordagem triangular de leitura de obras de arte, criada pela educadora Ana Mae Barbosa, grande referência para educação em museus. A ação falará sobre técnicas e estratégias para aprimorar o ensino da arte e da aprendizagem significativa. O autor Roberto Guimarães contará histórias infantis e, também, fará sugestões de exercícios poéticos para crianças e adultos na quinta-feira (22).

Quinta-feira (23), o público poderá transformar o dia a dia em poesia. O educador Paulo mostrará como cada detalhe da rotina pode ser uma fonte de inspiração poética e artística, além de explicar as técnicas utilizadas por muitos poetas e escritores na criação de sonetos.

Para colocar a mão na massa e a ativar as ideias, a ilustradora e designer Ana Starling ministrará uma oficina por vídeo, em 24 de julho. A artista instruirá as crianças a produzirem em casa esculturas, desenhos e outras brincadeiras com pregadores de roupa.

Entre sábado e domingo (25 e 26 de julho), tem muita atividade da agenda do Fora da Caixa para o público virtual. A atividade “Livro Pop-Up” dará mais uma opção de diversão para toda a família ao apresentar o passo a passo de como produzir, de maneira fácil e divertida, um livro mágico. O público só precisará de alguns materiais e de muita criatividade para contar uma boa história por meio do próprio livro, no sábado (25).

Para encerrar a programação semanal, o cantor jordanense Adailson Araujo (@duoriosaraujo) fará uma apresentação, no domingo (26), de um solo de violão, e levará ao público as obras “Preludio 1”, de Heitor Villa Lobos, “Um Rosto de Mulher”, de Garoto, e muitas outras canções.

Toda a agenda é postada nas redes sociais do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (@museufelicialeirner) e, também, na página especial do site: www.museufelicialeirner.org.br/culturaemcasa.