quinta-feira, 19 de setembro, 2013

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Estado da Cultura, administradas em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em Campos do Jordão (SP), recebem, nos dias 20 e 21 de setembro (sexta-feira e sábado), às 20 horas, a apresentação do “Estúdio de Ópera Minaz Carmen de Bizet”, projeto realizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura. O espetáculo, que inicia o programa “Ópera no Museu”, será realizado pela Cia. Minaz de Ribeirão Preto (SP).

A Cia. Minaz estreou a montagem em junho deste esse ano, tendo apresentado a mesma também durante o I Festival de Ópera de Ribeirão Preto. A montagem é adaptada cenicamente para os dias de hoje tendo como cenário um conjunto habitacional em situações muito compatíveis com os casos policiais de crimes passionais da atualidade.

O espetáculo, que reduz a ópera para uma hora e vinte minutos de duração tem sua linha dramática introduzida por um personagem que circula pelas imediações do “Conjunto Habitacional Sevilha II”. A encenação se passa toda em uma praça em frente ao condomínio onde ficam também, um posto policial, uma igreja evangélica e uma boate, o que aproxima o público da narrativa realista do libreto resumido.

A montagem será apresentada com texto em português sendo as árias e conjuntos cantados em francês legendados para o melhor entendimento do público. O texto com drama, ação e paixão conduz jovens e adultos leigos a se interessarem por esse espetáculo, para muitos, ainda desconhecido, a ópera.

Sob a regência de Gisele Ganade, direção cênica de André Cruz, com cenário e figurinos de Ivo Rinhel D’Acol, solistas e Coral Minaz encenam a ópera acompanhados por uma orquestra reduzida. No elenco Maria Célia Tambasco de Oliveira como Carmen, Ozório Christovam e Rafael Stein como José, Mariana Cunha como Micaela, Camilo Calandreli e Gabriel Locher como Escamilo e Morales, Gabriela Momesso como Frasquita, Anita Furlan como Mercedes, Pedro Coelho como Dancaire e Sasha Ganade como Remendado.

A entrada é 1 kg de alimento não perecível e os ingressos limitados precisam ser retirados no local a partir das 19 horas.O MuseuLeirner e o Auditório Claudio Santoro estão localizados na Avenida Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1.880. Mais informações pelo telefone (12) 3662-6000.

Data: 20 e 21/9/2013 (sexta-feira e sábado) – horário: 20h

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

Ingressos limitados: retirar no local a partir das 19h