quarta-feira, 22 de novembro, 2023

Programação contempla escrita africana, dispositivo que cria a ilusão de movimentos e canções da banda Roupa Nova; atividade sobre a sétima arte homenageia o aniversário de Claudio Santoro, que completaria 104 anos de idade em 23/11

Oficina aborda o Zoopraxiscópio, dispositivo que cria a ilusão de movimento usando sequência de imagens

Campos do Jordão (SP), novembro de 2023 – O Núcleo Educativo do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promoverá duas oficinas com temáticas um tanto curiosas. Uma abordará símbolos presentes na escrita africana enquanto a outra apresenta um dispositivo antigo da cinematografia. Já no domingo tem apresentação musical com sucessos da banda Roupa Nova.

Amanhã, (22/11), às 11 e às 15h, e na quinta-feira (23/11), às 11h, o público confere a “Oficina Temática: Zoopraxiscópio”. O nome inusitado se refere ao dispositivo óptico que permite criar a ilusão de movimento a partir de uma sequência de imagens. Durante a oficina, os participantes vão saber detalhes da invenção que impulsionou o desenvolvimento da fotografia e cinematografia.

A atividade presta homenagem ao aniversário de Claudio Santoro (23/11/1919 – 27/03/1989), compositor renomado no Brasil e pelo mundo, que produziu diversas trilhas sonoras para filmes nacionais.

SÍMBOLOS

Na sexta-feira (24/11), das 10h às 12h, os visitantes serão convidados a participar da atividade “Consciência Negra: Tecnologia Ancestral: Aprendendo Sobre os Símbolos Adinkras”. Será uma oportunidade para conhecer sobre os sistemas de escrita africana compostos por ideogramas que representam ideias e valores expressos em provérbios.

Pertencentes ao povo Ashanti, localizado principalmente nos países Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental, os símbolos Adinkras podem ser divididos em categorias: animais, seres humanos, objetos artesanais, corpos celestiais, plantas e ideias abstratas. Na oficina, os participantes aprenderão os significados e presença desses símbolos no cotidiano brasileiro e personalizarão uma ecobag utilizando carimbos e estêncil. No fim, levarão para casa um pedacinho dessa sabedoria ancestral.

ORQUESTRA

Domingo a música toma conta do Museu e Auditório com apresentação da Orquestra Municipal de Santa Isabel. A partir das 11h, sob regência do maestro Edmar Valinhos, o grupo interpreta canções de sucesso da banda Roupa Nova.

A Orquestra, fundada em março de 2012, tem uma trajetória marcada por excelência musical e grandes conquistas. Já se apresentou em palcos renomados, como a Sala São Paulo, o Auditório Cláudio Santoro, o Teatro São Pedro, o Teatro de Caieiras e o Sesc de Guarulhos.

Oficina Temática: Zoopraxiscópio
Data: quarta e quinta-feira (22 e 23/11)
Horário: 22, às 11h e às 15h; 23, às 11h

Consciência Negra: “Tecnologia Ancestral: Aprendendo Sobre os Símbolos Adinkras”
Data: sexta-feira (24/11)

Série Orquestras do Vale: Orquestra Municipal de Santa Isabel
Data: domingo (26/11)
Horário:  às 11h

Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Política de gratuidade e meia entrada: www.museufelicialeirner.org.br

Perfis nas redes sociais
Instagram: @museufelicialeirner