terça-feira, 22 de agosto, 2023

Imersivas, as atividades serão realizadas em 22/08, 23/08 e 24/08 no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instâncias da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo;

Em 25/08 será inaugurado um painel instagramável, com ilustração da asa do papagaio-de-peito-roxo

O Grimpeiro (Leptasthenura setaria) Foto: Douglas Santos

Campos do Jordão, agosto de 2023 – Na Serra da Mantiqueira, formada por mata atlântica, é possível observar diversas espécies de aves, algumas bastante difíceis de encontrar em outros lugares do país. Em 22/08 (terça-feira), 23/08 (quarta-feira), 24/08 (quinta-feira) a avifauna da região será tema de oficinas imersivas, realizada no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instâncias da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.

Em 25/08 (sexta-feira) o museu também inaugura um painel instagramável em celebração ao encerramento das Oficinas. A nova estrutura exibe a ilustração da asa do papagaio-de-peito-roxo, promovendo um espaço visual interativo.

Oficinas

Durante as oficinas de terça-feira e quinta-feira os participantes vão conhecer as principais características de algumas aves que podem ser vistas no Museu e no Auditório. Também aprenderão como identificar os pássaros de acordo com o canto deles.

Na atividade serão apresentados desenhos de diversas espécies de aves e uma breve explanação sobre o tema. O intuito é ressaltar a importância da avifauna para a manutenção do meio ambiente, especialmente da Serra da Mantiqueira.

Na quarta-feira, os participantes vão poder confeccionar pássaros com barbantes, unindo natureza e as artes.

Espécies

O relevo e o clima presentes na Serra da Mantiqueira propiciam o ambiente ideal para diversos tipos de pássaros se abrigarem. Por lá sobrevoam a mata espécies em extinção, como o Caneleirinho-de-chapéu-preto (Piprites pileata) e o Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).

Aves raras também são comuns no local e entre elas estão: o Grimpeiro (Leptasthenura setaria), o Quete-do-sudeste (Microspingus lateralis) e a Saudade (Lipaugus ater).

Oficina “Aves da Mantiqueira”
Data: 22/08/2023 e 24/08/2023
Horário: às 15h (no dia 22) e às 11h e às 15h (no dia 23 e 24)
Local: Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Ingresso: inteira R$ 15,00 e meia R$ 7,50
Política de gratuidade e meia entrada: www.museufelicialeirner.org.br

Perfis nas redes sociais
Instagram: @museufelicialeirner