sexta-feira, 23 de setembro, 2022

A programação ainda traz produção de obras de arte com materiais encontrados na natureza, além de compartilhamento de conteúdo sobre escultura de Felícia Leirner, nas redes sociais

Com a chegada da primavera na quinta-feira (22), o setor educativo do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, realiza, no próximo domingo (25), às 15h, a ação “Cores, Flores e Pétalas, na Tela”. A atividade vai utilizar folhas, flores e pétalas encontradas no complexo ambiental preservado onde estão os espaços culturais, e que passaram pelo processo de prensagem. O público poderá criar suas próprias obras de artes, em telas, expressando ideias baseadas na natureza da Serra da Mantiqueira e nas cores da estação.

Além disso, na próxima quinta-feira (29), das 19h às 21h, em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil, os espaços culturais promovem uma palestra que vai abordar a relação entre a Independência do Brasil e as reflexões sobre o lugar de ocupação da sociedade, discutindo conceitos de identidade cultural, liberdade e empoderamento. A ação será ministrada pela Profa. Ma. Mirian Steinberg.

Às quartas-feiras, nas redes sociais do Museu e Auditório, são feitas postagens sobre os bastidores de suas atividades culturais. Na quarta-feira (28), às 18h, publicam informações sobre a obra “Sombra”, produzida por Felícia Leirner (1982).

Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”

No próximo sábado (24), quem abre a programação é a São Paulo Companhia de Dança, às 19h, no Auditório Claudio Santoro, com entrada gratuita. Visite www.artenaprimavera.com.br e acesse o link para garantir ingressos.

A SPCD preparou um repertório com três obras de fôlego. Uma delas é a novíssima Ibi – da Natureza ao Caos (2022), de Gal Martins, que, em três partes, propõe uma reflexão sobre o pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza. No primeiro momento, a coreógrafa traz a ideia da terra arrasada, da provocação, da animalidade como potência e como isso se reconstrói. Na segunda parte, os intérpretes entram em contato com o “eu” individual e sua ancestralidade numa batalha contra as adversidades. No terceiro momento a obra propõe uma reflexão sobre o que aprendemos ao longo dessa jornada.

O repertório também terá a obra Divertissement de Paquita (2022), de Diego de Paula, que conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos. Ela salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam e enfrentam os desafios para viver esse amor. A remontagem é inspirada na obra de 1847, de Marius Petipa (1818 – 1910).

Fechando a noite, a SPCD ainda apresentará A Morte dos Cisnes (2019), com coreografia de Lars Van Cauwengergh, inspirada na obra de Michel Fokike, criada originalmente em 1907 para Anna Pavlova. Trata-se de um solo emocionante que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809 – 1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida.

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.