quarta-feira, 30 de novembro, 2016

Para conscientizar os visitantes, instituições realizam atividades de conscientização e reflexão sobre os Direitos Humanos

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, os 19 museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizam, pelo segundo ano consecutivo, o projeto #SonharOMundo. O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro – instituições administradas em parceria com ACAM Portinari -, participam da ação oferecendo programações culturais para refletir e conscientizar os visitantes sobre como ter um mundo melhor e mais justo.

A primeira oficina acontece de 6 e 8 de dezembro, com a proposta de debater com o público os preconceitos que ainda existem na sociedade e estratégias para combatê-los, por meio de vivências e diálogo. A segunda ocorre dia 8/12 e conta com a presença de Eduardo Tatit Vitale. O encontro buscará sensibilizar o público para o tema do preconceito, visando o reconhecimento das diferenças, conversando abertamente sobre elas e compreendendo a importância de valorizá-las.

No dia 9, a consultora em acessibilidade Amanda Tojal e  a áudiodescritora Lívia Motta, que participaram da implantação do Programa de Acessibilidade nos espaços culturais, vão promover uma discussão sobre inclusão de pessoas com deficiências nesses ambientes. Para finalizar a semana, dia 10/12 serão trabalhados os principais preconceitos que ainda estão presentes na sociedade, em minioficinas instrutivas e divertidas. O objetivo é criar consciência e reflexão sobre o tema e identificar onde e como é possível trabalhar por um mundo mais igualitário e inclusivo.

#SonharOMundo

Pelo segundo ano, os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo se mobilizam em torno de temas relacionados aos Direitos Humanos. Com uma programação específica e campanha nas mídias sociais, a iniciativa parte da premissa de que os museus também devem atuar como instrumentos de transformação social, contribuindo com o respeito à diversidade cultural e combatendo preconceito, discriminação e violência.

A ação envolve, em especial, cinco museus da Secretaria da Cultura do Estado: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Museu Índia Vanuíre (em Tupã, interior de São Paulo).

Para abordar o assunto central nas mídias sociais, os 19 museus da Secretaria da Cultura irão publicar postagens com a hashtag #XôPreconceito, com frases de música ou literatura, vídeos produzidos com visitantes ou funcionários das instituições, imagens do acervo que remetem ao tema, entre outros conteúdos. Os internautas também serão estimulados a postar suas histórias pessoais, de como sofreram ou causaram discriminação e o que fizeram para enfrentá-la.

Serviço:

Projeto #SonharOMundo

Oficina #SonharUmMundo sem Preconceitos

Datas: 6, 7 e 8/12/2016

Horários: 6/12 – das 9h30 às 11h30; 7/12 – das 14h30 às 16h30; 8/12 – das 9h30 às 11h30

Inscrições: contato@museufelicialeirner.org.br ou (12) 3662-6000

Encontro #CriarUmMundo sem Preconceitos

Data: 8/12/2016

Horário: das 18h às 21h

Inscrições: contato@museufelicialeirner.org.br ou (12) 3662-6000

Apresentação do Programa de Acessibilidade do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Data: 9/12/2016