terça-feira, 15 de maio, 2018

Com atividades especiais e parcerias com instituições culturais de Campos do Jordão e região, Museu e Auditório celebram o Dia Internacional de Museus; com entrada gratuita no dia 18/05, os visitantes poderão contribuir com ingresso solidário: quem doar uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho irá receber um exemplar do Passaporte dos Museus

“Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” é o tema da 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de  São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, irão explorar o assunto com diversas programações presenciais e na internet, além de consolidar parcerias com instituições locais.

De 15 a 20 de maio, os visitantes serão estimulados a partilhar suas impressões sobre o passeio e quais são suas obras favoritas. Para isso, cada um deles receberá um barbante e, em um mapa colaborativo, ele irá marcar suas opiniões, que serão compartilhadas com todos durante o período. Os grupos escolares agendados de 15 a 18 de maio também participam dessa atividade. No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a entrada é gratuita, porém o visitante poderá contribuir com ingresso solidário, doando uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho. Os participantes receberão um exemplar do Passaporte dos Museus.

No sábado (19), às 15h00, o público poderá conferir o lindo espetáculo de dança dos alunos do Olharte, com coreografia de Eliane Humberg. O projeto social tem como espaço de ensaio e aulas o Auditório Claudio Santoro e atende, gratuitamente, a população interessada de Campos do Jordão. Essa será a primeira apresentação da turma formada em 2018.

Focado em potencializar a comunicação das instituições culturais da cidade e do entorno, o Museu e Auditório articularam duas importantes iniciativas. Nas redes sociais está acontecendo a ação “Telefone sem Fio”, uma corrente virtual de apoio e divulgação mútua. A atividade é inspirada na brincadeira de infância de mesmo nome e permite a interação entre os participantes, impulsionando a campanha “Um Museu Leva ao Outro”, de 2016. Os interessados podem interagir na página das instituições no Facebook, Twitter e Instagram e, de lá, acessar os diferentes links e fazer uma viagem virtual pelos museus da Região do Vale do Paraíba.

Já no domingo (20), ocorre o lançamento do projeto Roteiro Cultural, com o Museu da Xilogravura, em Campos do Jordão. A intenção é ampliar o público partindo da ideia de que os visitantes se interessariam pela outra instituição. Para estimular o fluxo entre os locais, serão desenvolvidas propostas interativas, como jogos e brincadeiras, com um mesmo tema. A partir da programação e do contato com os educadores, será despertado o interesse do participante pelo outro museu, promovendo uma ponte entre os espaços. O passeio pode começar em qualquer um dos locais e, ao final do percurso, o visitante recebe um certificado de participação.

“É Dia de Museu”

De olho em novos públicos, Secretaria da Cultura do Estado lança campanha que contempla uma série de estratégias no ambiente digital e programação especial nos 19 museus da rede ao longo do ano. A primeira ação homenageia o Dia Internacional dos Museus e terá “ingresso solidário”: quem doar uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho irá receber um exemplar do Passaporte dos Museus. Os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O público também pode compartilhar suas visitas e doações nas redes sociais com a hashtag #museusolidario.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estão localizados à avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. O telefone para informações é (12) 3662-6000. O horário de funcionamento é das 9h00 às 18h00. A entrada é de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia – estudante e idoso) e gratuita aos domingos e no Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso.

Serviço:

16ª Semana de Museus

Telefone sem Fio

Período: 01 a 31/05/2018

Informações: (12) 3662-6000

Ligue os Pontos – Meu Museu, Minhas Conexões!

Período: 15 a 20/05/2018

Horário: das 9h00 às 18h00

Semana Escola vem ao Museu

Período: 15 a 18/05/2018