sexta-feira, 10 de junho, 2022

Totalmente gratuita, a ação é global e visa conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, participam, de 13 a 19 de junho, da #MuseumWeek, uma ação global que tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países, explorando o relacionamento do público com os diferentes equipamentos. Este ano o tema será “Cultura, Sociedade e Inovação” e trará as hashtags: #InovacaoMW, #CriadoresMW, #LiberdadeMW, #SexualidadeMW, #MeioAmbienteMW, #LicoesDeVidaMW e #DancaMW.

Em Campos do Jordão (SP), a participação do Museu e Auditório terá programação especial. Na próxima segunda-feira (13), às 12h, as instituições apresentam, nas redes sociais, detalhes dos programas de inclusão, cujo objetivo é integrar e acolher todos os públicos ao universo cultural. No mesmo dia, os espaços culturais compartilharão nos stories um recorte do plano de acessibilidade do local, que visa tornar os espaços cada vez mais inclusivos para os visitantes.

Na terça-feira (14), às 20h, o Museu e Auditório exibirão fotos de um trabalho coletivo baseado em esculturas de Felícia Leirner.

Já na quarta-feira (15), às 12h, será publicado um vídeo mostrando a biografia da escultora Felícia Leirner, ressaltando os desafios enfrentados por essa artista que, em meados do século XX, adentrou em um universo dominado majoritariamente por homens. Ela rompeu barreiras sexistas e se impôs como uma das principais escultoras brasileiras.

Além disso, na quinta-feira (16), às 8h, nas redes sociais, as instituições compartilham criações artísticas em torno da sexualidade e gênero, no qual a partir de temáticas relacionadas à produção de esculturas de Felícia Leirner, uma artista da comunidade LGBTQIA+ irá apresentar suas concepções sobre o tema em discussão.

Na sexta-feira (17), às 8h, os espaços culturais publicam informações sobre as características da Mata Atlântica e a importância da sua preservação para a continuidade da biodiversidade, exibindo projetos e ações concretas em favor do meio ambiente, como o plantio de mudas nativas, elaboração de atividades educativas ambientais, semeadura do pinhão, compensação de CO2 por meio do selo Museu Verde, entre outras ações.

Ainda dentro da programação especial da Museum Week, no sábado (18), às 20h, as instituições apresentam frases sobre lições de vida.

Encerrando a programação, no domingo (19), às 17h30, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro exploram o tema da dança como símbolo de renovação. No mirante dos espaços culturais, sob o pôr do sol, um bailarino de Campos do Jordão realiza uma apresentação com ritmos contemporâneos em harmonia com a natureza ao redor.

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.