sexta-feira, 4 de junho, 2021

Oitava edição da ação mundial acontece simultaneamente em vários países de 7 a 13 de junho; agenda é on-line e gratuita

O Museum Week tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países, a fim de explorar o relacionamento do público com os diferentes equipamentos. Por isso, o Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridos pela ACAM Portinari, convidam a todos para participarem desta ação mundial.

Para dar início à programação, na próxima segunda-feira (7), às 10h, Museu e Auditório compartilham a história da obra “Giselda”, produzida, em 1958, pela artista Felícia Leirner. A ação #EraUmaVezMW apresentará referências da vida da escultora, bem como as características artísticas atreladas à obra. Não perca!

Você sabia que o Auditório Claudio Santoro é o palco do maior festival de música clássica da América Latina? Além de sediar apresentações de música, teatro e dança. Por isso, na terça-feira (8), #NosBastidoresMW o internauta saberá como funciona a estrutura completa que há por trás do palco que acolhe os artistas, como: coxia, camarins, fosso e muito mais. Acompanhe, será às 10h.

União de arte e cultura – Ainda na terça-feira (8), às 17h, o Museu e Auditório, em conjunto com o Museu Casa de Portinari (Brodowski/SP) e Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP), realizam uma live para apresentar ao público o que às vezes não é visto durante as visitas aos museus. A transmissão será simultânea pelas redes sociais dos museus. Participe!

Em parceria com escolas da rede municipal de Campos do Jordão, os espaços convidam os alunos para um tour virtual, a fim de desenvolver um olhar atento e criativo sobre o acervo. Após o tour, os alunos podem soltar a criatividade expressando, a partir da criação de desenhos, a perspectiva individual sobre as esculturas da artista Felícia Leirner. Faz parte da atividade #PelosOlhosDasCriançasMW, que será compartilhada na quarta-feira (9), às 12h.

Já na quinta-feira (10), às 12h, será revelado o segredo acústico que acontece no percurso expositivo do Museu onde, ao se posicionar de uma determinada forma, o visitante tem a voz propagada no espaço como se estivesse sido amplificada por um microfone. Os educadores explicam cada conceito e a experiência física que o local proporciona, no #EurecaMW.

Na sexta-feira (11), Museu e Auditório exibem uma leitura criativa da escultura O Segredo, de Felícia Leirner, realizada pelo público, de acordo com cada intepretação. A atividade faz parte do #LegendeIstoMW e será às 19h.

Tem #ArteEmTodaParteMW. No sábado (12), às 10h, as instituições compartilham fotografias que revelam a arte entrelaçada ao cotidiano.

E, para finalizar a programação, registre uma palavra para as gerações futuras que será inserida pelos equipamentos em uma árvore dos sonhos. #PalavrasProFuturoMW será no domingo (13), às 12h.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 11h às 16h. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 40% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Todas as atividades estarão disponíveis nas redes sociais (Facebook e Instagram – @museufelicialeirner) e também no site oficial do museu: www.museufelicialeirner.org.br/culturaemcasa.