quinta-feira, 29 de junho, 2023

As novas obras da artista plástica Felícia Leirner serão abertas à visitação no domingo (2); A programação também terá exposição, oficina de luminárias decorativas, espetáculos musicais e várias atividades de férias para a criançada curtir com a família

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, ampliaram o acervo de esculturas da artista polonesa que migrou para o Brasil e escolheu a região da Serra da Mantiqueira como lar e grande fonte de inspiração. São duas novas obras, uma é o busto de um homem, feito em bronze, que  ficará exposto no Centro de Pesquisa e Referência. A outra é feita em cimento branco armado com ferro e ficará exposta, ao ar livre, junto com as demais obras produzidas com os mesmos materiais. As novidades poderão ser apreciadas pelo público já a partir do próximo domingo (2).

Além da novidade no acervo, a programação do Museu e Auditório está prestes a entrar no mês de férias com uma programação variada para todos os públicos. Do sábado, 1 de julho, até 13 de agosto, será realizada a exposição “Sentir Prá Ver” com 14 obras brasileiras do final do século XIX que ilustram temas de natureza morta, retrato, cenas marinhas e paisagens rural e urbana, permitindo a participação efetiva e autônoma de todos os públicos, além de respeitar as diferenças e necessidades com padrões de acessibilidade universal e recursos multissensoriais para mediação das obras. A mostra estará em cartaz de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entradas a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Aos domingos a entrada é gratuita.

No sábado (1), às 16h30, o projeto “Pôr do Sol” vai receber o cantor Marcelo Oliveira com repertório voltado à Música Popular Brasileira. O artista canta desde os 17 anos e já participou de vários festivais com sua banda. Atualmente segue carreira solo com seu projeto acústico, em voz e violão, e formato mais intimista. Entradas a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

No domingo (2), às 11h, com entrada gratuita, o projeto “Férias no Museu” promove o espetáculo “Contos de Encantar”, com Ciça Oliveira. Por meio de composições autoriais e populares, acompanhada de seu violão, a artista vai explorar o universo literário e os contos populares de forma a resgatar a oralidade e conduzir as crianças à leitura.

Já na terça-feira (4), às 18h, Museu e Auditório compartilham, nas redes sociais, vídeo em que o núcleo educativo ensina a personalizar uma vela branca com giz de cera colorido. A ideia é deixá-la divertida e única. A atividade também faz parte do projeto “Família no Museu”.  Acesse: (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner | Youtube: /museufelicialeirner).

A oficina “Moldando Expressões” será na quarta-feira (5), às 11h e às 15h, com detalhes da história da escultora Felícia Leirner e das técnicas utilizadas por ela em suas obras. A partir disso, o público poderá criar suas próprias esculturas. Ingressos a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

E em todas as quartas-feiras, sempre às 18h, Museu e Auditório compartilham informações sobre seus bastidores, nas redes sociais, sendo também uma excelente oportunidade para aprender mais sobre Felícia Leirner e os equipamentos culturais. Ficou curioso? Acesse e confira.

Na quinta-feira (6), às 11h e às 15h, o projeto “Férias no Museu” vai promover a brincadeira “Twister Musical”, uma competição em que os participantes aprendem as notas musicais e seus símbolos, movendo-se simultaneamente para ocupar os espaços de um tabuleiro. Diversão e conhecimento garantidos. Ingressos a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

Fechando este ciclo da primeira semana de programação de julho, na sexta-feira (7), às 11h e às 15h, o projeto “Férias no Museu” promove uma “Oficina de Luminárias Decorativas” usando caixas de leite como matéria-prima. Será uma forma de estimular a utilização de materiais recicláveis em favor da Sustentabilidade. Essa mesma atividade também será realizada em todas as sextas-feiras do mês. Ingressos a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.