quinta-feira, 17 de setembro, 2015

Atividades gratuitas acontecem a partir de 22 de setembro e fazem parte da agenda da 9ª Primavera de Museus

De 22 a 27 de setembro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a ACAM Portinari, participam da 9ª Primavera dos Museus. O evento nacional é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece simultaneamente em várias instituições do país. O tema desta edição é “Museus e Memória Indígena”.

A programação será diversificada. São oito atrações voltadas para diferentes tipos de público, entre elas oficinas voltadas para a criação de brinquedos inspirados na cultura indígena brasileira, que poderão ser levados pelo participante para casa.

Em 22/9, às 14h, e 24/9, às 10h, os visitantes entrarão em contato com o grafismo indígena brasileiro por meio do grafite, na atividade “Encontros com Arte”. Na quarta-feira (23/9), às 14h, o público será convidado a participar de uma mesa redonda com pesquisadores que debaterão aspectos da história do índio na região do Vale do Paraíba. Já em 26/9 (sábado), às 14h, é dia de espetáculo teatral. A montagem é uma adaptação do livro A Lenda da Mantiqueira, de Selma Bajgielman.

A programação traz ainda a “Série Chorinho do Museu”, que contará com a apresentação do grupo “Nós do Choro”, com repertório tradicional e ênfase na obra de Pixinguinha e Jacob do Bandolim. A atração acontece domingo (27/9), das 11h às 12h30.

Memórias Indígenas

Para trazer o tema ao ambiente virtual, o Museu e Auditório estão propondo uma campanha em sua página do Facebook. A ação “Museu das Minhas Memórias Indígenas” busca a reflexão sobre os índios e a nossa vida, por meio da pergunta: “que objetos eu possuo em casa, que me remetem aos índios brasileiros?”. Os interessados em participar devem enviar suas fotos para o email contato@museufelicialeirner.org.br até o dia 31 de outubro.

A participação em todas as atividades é gratuita, mas o visitante pode optar por contribuir com a doação de mantimentos e agasalhos que serão encaminhados à Obra Social Santa Clara. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro ficam localizados à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880. O telefone para informações é (12) 3662-6000.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br