quarta-feira, 17 de abril, 2019

Arte e música pulsam no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela a ACAM Portinari. Prova disso, é o fim de semana musical que acontece a partir desta sexta-feira (19/4). Serão diversas atrações nos espaços culturais que contemplam espetáculos com orquestra, canto, piano e poesia.

O primeiro evento será com a Orquestra Mundana Refugi, da capital paulista, que é composta por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo e tem a direção musical do multi-instrumentista Carlinhos Antunes. A sinfônica executará temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil, além de composições próprias. Os instrumentos vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki.

A agenda segue no sábado (20) com a apresentação do Espetáculo Musical: Canto, Piano e Poesia de Yves Rudner Schmidt. Mere Oliveira, cantora lírica mezzo-soprano, interpretará as canções do Maestro Yves acompanhada pelo pianista Daniel Cristiano Santos. Um dos destaques do programa é a canção “Era”, dedicada à cantora. As outras foram compostas sobre versos de escritores taubateanos. Compõem o concerto projeções dos lugares que inspiraram o compositor, imagens de personalidades a quem ele as dedicou, breve biografia sobre a composição contemporânea, suas influências e uma análise comparativa entre as inspirações e as obras musicais.

No domingo (21) é a vez de ouvir músicas da Idade Média e do Renascimento Ibérico executadas por LasBrujas, duo formado por Cecília Valentim (canto) e Rosimary Parra (cordas dedilhadas). O tema principal do programa é a narrativa da mulher desses períodos em suas diferentes perspectivas: da virgem à “mulher da vida”, da amante à mulher traída. Por meio de canções, selecionadas dos principais cancioneiros do Século XVI, as obras contam aventuras e desventuras, revelando a sensibilidade feminina nos diferentes modos de perceber o mundo.

Mais informações pelo telefone (12) 3662-6000.

Serviço:
Orquestra Mundana Refugi
Data: 19 de abril de 2019
Horários: sexta-feira, das 20h às 21h
Ingresso: inteira R$10,00 e meia R$ 5,00 (estudante, idoso e jordanense) – a venda será realizada no dia da apresentação, a partir das 9h00

Espetáculo Musical: Canto, Piano e Poesia de Yves RudnerSchmidt
Data: 20 de abril de 2019
Horário: sábado,das 20h às 21h
Ingresso: inteira R$30,00 e meia R$ 15,00 (estudante, idoso e jordanense) – a venda será realizada no dia da apresentação, a partir das 9h

Espetáculo Musical: LasBrujas
Data: 21/04/2019 (domingo)
Horário: domingo, das 11h às 12h