sexta-feira, 13 de novembro, 2015

Visita educativa e danças afro-brasileiras fazem parte das atividades das instituições de 18 a 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta pela igualdade. Museu Felícia Leirner e  Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado, celebram a data e a herança cultural brasileira, com uma série de atividades alusivas ao tema, de 18 a 20 de novembro.

Na quarta e quinta-feira (18 e 19/11), serão feitas visitas educativas temáticas, estabelecendo relações entre a série de esculturas “Bichos”, da artista Felícia Leirner, e os animais que vivem no continente africano. A ação, que deverá ter inscrição prévia, será finalizada com uma brincadeira tipicamente africana.

No dia 20 (sexta-feira), às 10h, haverá  roda de jongo conduzida pela educadora Adalgiza Américo, que contará a história do Jongo, ensinando a música e a dança próprias dessa manifestação popular de origem africana que ainda hoje é praticada em algumas regiões do Brasil.

No mesmo dia, às 15h, o Grupo N’Golo, de Taubaté, exaltará a figura de Zumbi dos Palmares em uma apresentação cultural com diversos ritmos e músicas da cultura popular. Capoeira, maculelê, samba de roda e danças afro-brasileiras também deverão compor o espetáculo que pretende mostrar, de maneira viva, colorida e feliz, a importância da influência africana na formação do povo brasileiro.

O Museu e Auditório estão localizados à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880. A participação é gratuita, mas os interessados podem optar por contribuir com a doação de livros, que serão utilizados no projeto “A Cada Livro Perdido, um Leitor Encontrado”(os livros devem estar em boas condições de uso. Não serão aceitos livros didáticos e paradidáticos ou material considerado agressivo e impróprio para circulação em locais públicos).

Serviço:

“Consciência Negra”

“Escola vem ao Museu”
Datas: 18 e 19/11/2015 (quarta e quinta-feira)
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Vagas: uma turma escolar por atividade, mediante inscrição antecipada
Público alvo: turma escolar a partir de sete anos

“Roda de Jongo: história, música e dança”
Data:
20/11/2015 (sexta-feira)
Horário: às10h

“Zumbi, Capoeira, Batucada – Brasilidade”