sexta-feira, 12 de abril, 2024

Meio ambiente e sustentabilidade também se destacam na programação do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão (SP), têm uma agenda de atividades culturais e educativas nos próximos dias. A Batalha da Montanha, no domingo (14), reúne diversos artistas que levam os ideais do hip-hop ao público e tem entrada gratuita. Já o projeto “Família no Museu” traz questões de meio ambiente e sustentabilidade em comemoração ao Dia da Terra.

Além disso, o projeto Encontro com Arte promove a leitura de trechos de um livro infantil com muita música e roda de conversa com a autora. Confira, abaixo, a programação.

Família no Museu: “A ação da água no solo”

No dia 22 de abril, comemoramos o Dia da Terra. Para celebrar a data, o setor educativo do museu e auditório desenvolve uma atividade que ressalta a importância da cobertura vegetal sobre os solos e a relevância da mata ciliar na manutenção dos cursos d’água.

Por meio de um experimento, são propostas três situações diferentes de como se dá a ação das águas da chuva no desprendimento de partículas e erosão do solo, contribuindo visualmente para a compreensão de conceitos como degradação do solo, deslizamento de terra, assoreamento e desmatamento.

Data: 12 e 13 de abril (sexta-feira e sábado)
Horário: às 11h e às 15h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Edição virtual do evento

Data: 16 de abril (terça-feira)
Horário: às 18h
Local: redes sociais
Youtube: /museufelicialeirner
Instagram: @museufelicialeirner
Facebook: /museufelicialeirner
Twitter: /mfelicialeirner

Encontro com Arte: “Tuco, o Catador de Palavras”

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecem um encontro em forma de bate papo e contação de histórias em torno do livro “Tuco – O Catador de Palavras”. O livro infantil narra a história de um menino, filho de catadores de papelão, que sonha em aprender a ler e escrever. Será que ele vai conseguir? Por onde andam as palavras? Será que só nos livros, ou será que o mundo é um livro gigante cheio de palavras esperando para serem lidas?

Isso é o que o público vai descobrir ao ler sua história por meio de atividades interativas, incluindo música, percepção de palavras e conversa entre a autora e as pessoas presentes na atividade. O objetivo é enfatizar a importância de observarmos todas as formas de escrita que nos rodeiam, valorizar o trabalho dos catadores de papel, a convivência intergeracional e entender a importância da reciclagem como forma de preservação do meio ambiente e de geração de renda.

Data: 13 de abril (sábado)
Horário: às 11h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Domingo Musical: “Batalha da Montanha”

O museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro promovem um Domingo Musical especial em celebração aos 150 anos de Campos do Jordão: a Batalha da Montanha é uma roda cultural que acontece na cidade desde 2016 e promove diversos eventos como batalha de MCs, shows, danças, grafite, DJs, entre outras atrações. Uma oportunidade de entretenimento que agrega conhecimento aos jovens jordanenses. Uma rica intervenção com os valores e ideais do hip-hop. Imperdível!

Data: 14 de abril (domingo)
Horário: às 12h
Entrada: gratuita

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)

Informações:
(12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)

Facebook: www.facebook.com/museufelicialeirner
Twitter: twitter.com/mfelicialeirner