sexta-feira, 29 de setembro, 2017

Voltado ao fomento e formação de profissionais da dança, evento promove um estudo teórico-prático com mestres de renome nacional e internacional

A São Paulo Companhia de Dança, companhia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança sob direção de Inês Bogéa, apresenta o 3° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança.

Voltado para bailarinos pré-profissionais e profissionais, professores e estudantes de jornalismo e fotografia, o Ateliê acontece entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro de 2017, no Auditório Claudio Santoro e na área do Museu Felícia Leirner (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista), em Campos do Jordão (SP). O evento tem patrocínio de O Boticário Na Dança, Escala 7 Editora Gráfica e Vedacit, com parceria do Instituto CPFL e da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e apoio da Capezio.

A participação no Ateliê é gratuita mediante inscrição e seleção, que será realizada por uma comissão da SPCD. Ady Addor, Eva Schul, Edson Araya, Edson Santos, Sérgio Rocha, Carlos Eduardo Pereira da Silva, Gisèle Santoro e Inês Bogéa são as personalidades convidadas do cenário da dança nacional e internacional para ministrarem palestras, aulas e oficinas do evento neste ano.

Durante cinco dias, os bailarinos selecionados se dividirão em dois grupos distintos para aulas de Balé Clássico, Dança Contemporânea e Jazz e participarão de processos coreográficos. Todas as aulas e processos de trabalho podem ser vistos pelo público em geral. Os professores ouvintes acompanharão as aulas, participarão de conversas sobre dança, metodologia e criação e também terão aulas práticas.

No dia 3 de novembro (sexta-feira), às 15h, os estudantes farão uma performance no jardim das esculturas do Museu Felícia Leirner. E às 20h15, o Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar fará a abertura da noite com a coreografia Transcendente, de Carolina Nemeth e Fabiana Nemeth. Em seguida, a São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, apresenta as coreografias Suíte de Raymonda (2017), de Guivalde de Almeida a partir do original de 1898 de Marius Petipa (1818-1910) e Gnawa (2005), de Nacho Duato.

No dia 4 de novembro (sábado), às 20h15, alunos das escolas de dança Vanessa Ballet e Expressão em Movimento fazem a abertura da noite com as coreografias Le Grand Valse, de Vanessa Ellias e Shiva Nataraja, de Silvana Santos, respectivamente. Em

seguida, o público poderá ver os resultados dos processos coreográficos realizados pelos jovens bailarinos no Ateliê. Será uma noite especial, na qual todos os participantes estarão juntos na cena. Já os estudantes de jornalismo e de fotografia vivenciarão a rotina de uma redação impressa acompanhados do orientador, que organizará as pautas e os prazos para entrega das matérias e das fotografias. O material produzido será postado no Blog do Ateliê diariamente e algumas matérias e fotos selecionadas serão publicadas no jornal da região O Vale.

O 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança dá continuidade às atividades de pesquisa, fomento e formação de profissionais da dança. Ele tem por objetivo promover um estudo teórico-prático de técnicas de dança (clássica e contemporânea) e de métodos necessários à formação do bailarino atualmente, buscando dar acesso a técnicas e práticas corporais com mestres de renome nacional e internacional.

_____________________________________________________________________________

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

direção artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – gerida pela Associação Pró-Dança – é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação já foi assistida por um público superior a 600 mil pessoas em 15 diferentes países, passando por 119 cidades, em mais de 700 apresentações.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, vem no movimento da Companhia a cada cidade por onde ela passa e encontra pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Na Palestra Para os Educadores temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte, nas Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos da SPCD, nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança, e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online e colaborativa disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SPCD passa. A Companhia também promove espaços onde interessados na arte da dança possam compartilhar experiências. Assim criou o Seminário Internacional de Dança, que visa abordar a prática da dança em diferentes perspectivas e o Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança, evento que proporciona um ambiente de arte, permitindo um estudo teórico-prático de técnicas de dança.

A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série

de documentários Figuras da Dança, que traz a história desta arte contada por quem a viveu. Os episódios podem vistos nos canais Arte 1, Canal Curta!, TV Cultura e Univesp TV, e no canal da SPCD no Youtube. A série conta hoje com 33 episódios: Ismael Guiser (1927-2008), Ivonice Satie (1950- 2008), Ady Addor, Marilena Ansaldi, Penha de Souza, Ruth Rachou, Luis Arrieta, Hulda Bittencourt, Tatiana Leskova, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Décio Otero, Márcia Haydé, Sônia Mota, Ana Botafogo, Célia Gouvêa, Lia Robatto, Marilene Martins, Ismael Ivo, Edson Claro (1949-2013), Hugo Travers, J.C Violla, Cecília Kerche, Eva Schul, Janice Vieira, Eliana Caminada, Mara Borba, Jair Moraes, Paulo Pederneiras, Maria Pia Finócchio, Nora Esteves e José Possi Neto. A SPCD também publicou seis livros de ensaios, além de documentários para professores e outros que registram os bastidores da sua ação.

A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança.

SERVIÇO

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA | 3º ATELIÊ INTERNACIONAL SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA | CAMPOS DO JORDÃO

De 30 de outubro a 5 de novembro

Auditório Claudio Santoro e Museu Felícia Leirner

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista

Telefone para informações: (11) 3224-1380

Ingressos: Grátis mediante inscrição pelo site

http://spcd.com.br/atelie_inscrisao_2017.php Classificação Indicativa: 16 anos

Performance no jardim do Museu Felícia Leirner com músicos convidados

Dia 3 de novembro | sexta-feira, às 15h | Livre

Ingresso para acesso ao jardim do museu: R$ 5 (meia-entrada) a R$ 10.

Classificação Indicativa: Livre

Espetáculo São Paulo Companhia de Dança

Dia 3 de novembro | sexta-feira, 20h15 | Livre

Local: Auditório Claudio Santoro | Capacidade: 814 lugares.

Repertório: Suíte de Raymonda (2017), de Guivalde de Almeida a partir do original de 1898 de Marius Petipa (1818-1910) e Gnawa (2005), de Nacho Duato

Abertura: alunos do Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar com a coreografia Transcendente, de Carolina Nemeth e Fabiana Nemeth. Ingressos: Grátis. Retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência.

Classificação Indicativa: Livre

Apresentação dos processos coreográficos dos estudantes

Dia 4 de novembro | sábado | às 20h15 | Livre

Abertura: alunos das escolas de dança Vanessa Ballet e Expressão em Movimento com as coreografias Le Grand Valse, de Vanessa Ellias e Shiva Nataraja, de Silvana Santos, respectivamente.

Este release está disponível para download no site da SPCD em http://spcd.com.br/releases.php em Comunicação | Releases. Fotos das coreografias da Companhia em alta resolução também podem ser baixadas no mesmo site no link Comunicação | Fotos.

 

Para entrevistas ou mais informações:

São Paulo Companhia de Dança

Celina Cardoso – Assistente de Comunicação| (11) 3224-1380 | celina.cardoso@spcd.com.br

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br
Damaris Rota – (11) 3339-8308 – drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br