segunda-feira, 18 de setembro, 2023

Bate-papos presencial e online, roda de conversa e oficina abordam a democracia nos espaços culturais, as histórias de resistência diante das adversidades e muito mais.

Os educadores, Adriana Pesca e Tiago Machado são alguns dos convidados para as atividades da 17ª Primavera dos Museus. (fotos: divulgação)

Campos do Jordão (SP), setembro de 2023 – O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, participam da 17ª Primavera dos Museus. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a edição deste ano aborda o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Entre os dias 19 e 22 de setembro, o museu e o auditório promovem ações, como o bate-papo “Memória e Democracia: Direito, Reconhecimento e (Re) Existência Indígenas”. Adriana Pesca, pataxó, poeta e professora atuante nas escolas indígenas das redes municipal e estadual, comanda o evento que discute a possibilidade de democracia para as pessoas indígenas, cujas histórias e memórias passaram por séculos de imposição, silenciamento e invisibilidade. A atividade é online, no dia 19 de setembro, às 18h, com transmissão pelo YouTube.

A roda de conversa e oficina “Linguagem do Amor Dissidente”, mediada pela artista e tatuadora Nágila Oliveira, aborda as vivências, histórias e os atos de resistência diante das adversidades. Os participantes podem expressar seus sentimentos e aprendizagens por meio de uma atividade de recorta e cola. A ação é presencial, em 20 de setembro, às 19h.

Para encerrar as atrações da 17ª Primavera dos Museus, na sexta-feira, 22 de setembro, às 19h, o bate-papo “O Museu e o desafio da construção de um espaço democrático no capitalismo tardio” é com o professor Tiago Machado. O centro da discussão são as medidas que podem ser tomadas para que os museus contemporâneos sejam compreendidos como espaços democráticos.

A conversa também aborda se os espaços museológicos são capazes de produzir uma participação ampla e igualitária ou se estariam condenados a serem espaços de mera representação da diversidade.

FIM DE SEMANA

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro promovem no sábado, 23 de setembro, às 15h, o “Encontro com Artes: Dança Circular com Vivência de Arteterapia”, A atividade comemora o equinócio de primavera e tem como objetivo trazer sentido para a simplicidade de estender a mão ao outro, acolher e ser acolhido, estando presente de corpo e alma, ouvido o coração.

Memória e Democracia: Direito, Reconhecimento e (Re) Existência Indígenas
Data: 19/09/2023
Horário: às 18h
Transmissão pelo youtube.com/museufelicialeirner

Roda de Conversa e Oficina “Linguagem do Amor
Data: 20/09/2023
Horário: às 19h
Ingresso: gratuito

Bate-papo O Museu e o desafio da construção de um espaço democrático no capitalismo tardio
Data: 22/09/2023
Horário: às 19h
Ingresso: gratuito

Encontro com Artes: Dança Circular com Vivência de Arteterapia
Data: 23/09/2023
Horário: às 15h
Ingresso: inteira R$ 15,00 e meia R$ 7,50

Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Política de gratuidade e meia entrada: www.museufelicialeirner.org.br

Perfis nas redes sociais
Instagram: @museufelicialeirner