“…quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.”

–Paulo Freire

A exposição virtual nasce de um projeto interno, de Consciência Funcional, idealizado pelos educadores do Museu e Auditório junto aos funcionários de todas as áreas da instituição.

O disparador da ideia foi o hábito cotidiano de fotografar detalhes dos espaços, compartilhando e comentando com os colegas sobre as maravilhas do local, descobertas durante as diferentes atividades a que se dedicam diariamente. Partindo dessa realidade, a equipe de educadores propôs uma qualificação do processo de registro de imagens pela fotografia, bem como a partilha coletiva, acompanhada de relatos e apreciação de cada uma das visões apresentadas pelos funcionários em seus cliques.

Acredita-se, portanto e primeiramente, na potência da ação educativa como qualificadora do olhar, acrescentando elementos formais e técnicos a relações sensíveis e repertórios individuais. O processo de partilha permitiu, ainda, a apropriação de conteúdos a partir da troca significativa entre os envolvidos, onde cada um pôde contribuir com o olhar do outro e transformar o próprio olhar, acrescentando novas perspectivas e ampliando seu repertório estético.

Em termos de processo de formação continuada da equipe, temos um aprofundamento na questão da Educação Patrimonial e no empoderamento individual relativo ao ambiente de trabalho. Como resultado material palpável, temos uma apresentação única do Museu e Auditório, impregnada de afetuosidade, mediada por longos períodos de apreciação desses espaços e calibrada pelo olhar do coletivo. Vale destacar que as imagens foram capturadas pelos funcionários em seus próprios aparelhos celulares, livremente, durante as rotinas de trabalho.

Apresentamos, assim, 24 fotografias do Museu e Auditório, acompanhadas de breves descrições criadas pelos próprios fotógrafos – funcionários das mais diversas equipes¹. A seleção das imagens fez parte de um processo coletivo entre os envolvidos. Os fotógrafos estão identificados juntamente com o tempo de trabalho a que se dedicam a estes espaços.

¹Os funcionários aqui apresentados encontram-se atualmente trabalhando nos equipamentos culturais, de forma que independente de desligamentos futuros, continuarão fazendo parte desta mostra virtual, com sua(s) fotografias e homenagens ao espaço.

Adrieli Chagas
adriele_colaboradora