A presente exposição fotográfica é fruto do olhar poético e apaixonado de um fotógrafo nascido em São Paulo (SP) e que se mudou para Campos do Jordão em meados de 2015 para integrar a equipe de educadores do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro.

Apaixonado por paisagens naturais, Rafael Manfrini Rega descobriu na Serra da Mantiqueira infinitas imagens de encantamento e beleza única. As cenas que capta através de sua lente nos transportam para um estado contemplativo, onde a natureza é protagonista e provocadora das emoções mais puras e essenciais.

Ao relacionar-se diariamente com as paisagens do museu e seu entorno, o fotógrafo descobriu novos significados para a interação entre Artes Visuais e Meio Ambiente, tema que “coincidentemente” algum dia também conduziu a poética da artista Felícia Leirner. Após pouco mais de um ano de trabalho como educador, explorando minuciosamente cada paisagem, percebendo cada variação na natureza, cada possibilidade de interação entre a coleção de esculturas e o entorno, cada mudança na cor do dia, enfim, o artista resolveu revisitar as fotografias tiradas no museu e descobriu assim o seu legítimo encantamento, quase que espontâneo, pelo céu da Mantiqueira. Suas cores são únicas e inconfundíveis… do dourado do outono ao vermelho do inverno, o céu da Mantiqueira não se repete.

A seleção de fotos que apresentamos, portanto, é uma minuciosa exploração dos diversos aspectos que o céu adquiriu ao longo deste último ano na paisagem do Museu Felícia Leirner, além de uma especulação poética e emocionada sobre o céu que um dia também encantou a artista Felícia Leirner e a fez eleger Campos do Jordão como sua morada na Serra.