2º TRIMESTRE Ir para o conteúdo

              O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Museu Felícia Leirner, Auditório Claudio Santoro e ACAM Portinari, informam:

BOLETIM 26 Campos do Jordão | Junho | 2021

PROJETO FORA DA CAIXA

Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte”. 

Johann Goethe

Dando continuidade à apresentação das ações e projetos realizados pela equipe educativa do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, o boletim para educadores traz, em sua segunda edição de 2021, o Projeto Fora da Caixa

Realizado em parceria entre os setores de programação e educativo, o Projeto Fora da Caixa teve sua primeira edição em fevereiro de 2019, e desde seu início tem como objetivo aproximar os equipamentos culturais da população jordanense, levando atividades educativas, apresentações de artistas locais e divulgação de eventos e atrações para o centro comercial de Campos do Jordão. 

Com o intuito de criar o costume na população de participar das ações, foi estabelecido que o projeto acontecesse todas as últimas sextas-feiras de cada mês, em um ponto de fácil acesso e com maior circulação de pessoas. Foi estabelecida uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e a Secretaria de Cultura do município e, com isso, o Projeto Fora da Caixa pôde utilizar espaços públicos, como praças e gazebos, para garantir a infraestrutura necessária para a realização de cada ação. 

A execução das primeiras ações foi muito importante para que fosse possível conhecer o perfil do público participante, permitindo adaptar as atividades de acordo com a disponibilidade de tempo, e também os temas e as atividades sugeridas pelos próprios participantes.  Dentre as práticas exercidas destacamos o Jogo de Campos – jogo de tabuleiro gigante que conta fatos e curiosidades sobre o município -, a ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, como uma discussão aberta que teve como tema o artigo 27 da Declaração dos Direitos Humanos, em que o acesso à cultura é inegável a qualquer cidadão, e a participação  da equipe do Museu e Auditório levando o Fora da Caixa para o desfile cívico em comemoração aos 145 anos de Campos do Jordão. Na ocasião, foram apresentadas fotos das temáticas dos equipamentos culturais junto à um show de dança com os bailarinos do Grupo Olharte, inspirados na história e nas esculturas de Felícia Leirner; dentre tantas exibições musicais, o Dj Meszo esteve presente em grande parte das

ações. Foi disponibilizada, em uma das edições, uma mesa recheada de livros para doação, sendo possível perceber o grande interesse da população pela leitura, sendo assim inserida também no Projeto Fora da Caixa a doação de livros com a campanha “A cada livro perdido um leitor encontrado”. Desde então,durante todas as ações do projeto, é montada uma mesa repleta de livros, todos encapados em papel pardo e com um marca páginas feito em papel com um breve resumo do conteúdo do pacote, para que o leitor escolha o livro por seu conteúdo e não apenas pela capa.

Criado para levar apresentações artísticas, ações educativas e a divulgação das atrações do mês seguinte do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro para a população jordanense, o Projeto Fora da Caixa ganhou versões virtuais durante a pandemia, mas não deixou de aproximar os espaços culturais dos jordanenses. Sempre proporcionando ações educativas e artistas locais como as apresentações do Duo Rios Araujo, Banda Tardis, Camila Faria e a Orquestra Platanus. 

Encerramos este boletim com a certeza de que as ações realizadas dentro do Projeto Fora da Caixa são de extrema importância para intensificar e estreitar a relação entre a população e os equipamentos culturais, não só levando às praças da cidade nossas atividades educativas e apresentações musicais, como também mostrando ao jordanense o valor de sua participação nas ações cotidianas do Museu e Auditório para a construção de nossa história. Esperamos, com isso, que a presença dos cidadãos de Campos do Jordão seja cada dia maior e mais constante em nossos espaços.

Referências

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro Plano Museológico 2018 rev. 2020 – Programa Educativo e Cultural

Venha conhecer, participar, compartilhar dos nossos projetos e atividades.