1º quadrimestre 2025

O Centro de Pesquisa e Referência (CPR) do Museu Felícia Leirner, conforme previsto no Programa de Acervo Institucional, é responsável pelo desenvolvimento e promoção de pesquisas sobre as esculturas do acervo, a arte, a paisagem e o conceito de museu-jardim. Também contemplado no Plano Museológico, o CPR reúne e disponibiliza informações sobre artes visuais, escultura, a obra de Felícia Leirner, música, a obra de Claudio Santoro e o patrimônio natural da Serra da Mantiqueira (Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – Plano Museológico, 2021).

Além disso, o CPR tem desenvolvido projetos de pesquisa e estabelecido parcerias para refletir e investigar a produção artística de Felícia Leirner, ampliando o conhecimento sobre a coleção. Nesse contexto, o núcleo de acervo do Museu contou com a colaboração de Marina Cerchiaro, cientista social e doutora em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), resultando na exposição virtual “Materialidades de Gestualidades na Escultura de Felícia Leirner”.

A exposição aprofunda a análise da técnica do bronze e das esculturas abstratas produzidas pela artista na década de 1960 — pertencentes ao Museu Felícia Leirner e ao Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP). Além disso, apresenta a trajetória da escultora, destacando sua condição de mulher imigrante e os desafios enfrentados para se inserir no meio artístico paulista entre as décadas de 1940 e 1960. A mostra explora as técnicas escultóricas utilizadas pela artista, como gesso, bronze, cimento branco e granito, e discute a conservação das obras, ressaltando a interação entre material e expressão artística.

A exposição, que apresenta ao público materiais inéditos sobre Felícia Leirner, propõe um novo olhar sobre sua produção. Por meio dos vestígios de suas experimentações plásticas, é possível observar a materialidade e as inovações que ela trouxe para sua obra. Dessa forma, evidencia-se sua relevância na escultura moderna brasileira e a importância de ampliar a visibilidade das mulheres artistas nos acervos públicos do país.