sexta-feira, 10 de dezembro, 2021

Totalmente gratuitas, as ações integram à Campanha Sonhar o Mundo e ressaltam a importância dos direitos e da autonomia da mulher

Aproveitando a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, prepararam uma programação especial que consolida o engajamento das instituições na campanha “Sonhar o Mundo”, que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos.

As atividades específicas serão realizadas pelas mídias sociais. Para valorizar as mulheres e a pluralidade do movimento feminista, neste sábado (11), às 15h, Museu e Auditório exibem um bate-papo com Ingrid Garcez, criadora do site “Delas e Por Elas”. Por meio de uma linguagem objetiva e acessível, Ingrid apresentará um panorama atual que aborda o movimento, desmistificando termos, enigmas e mitos.

No domingo (12), às 11h, será compartilhada a biografia da escultora Felícia Leirner, ressaltando os desafios enfrentados por essa artista que, em meados do século XX, adentrou em um universo dominado majoritariamente por homens. Ela rompeu barreiras sexistas e se impôs como uma das principais escultoras brasileiras.

Mais atividades

Além das atividades virtuais, a programação também conta com ações presenciais. Neste sábado (11), das 9h às 12h, no Auditório Claudio Santoro, acontece o “Ensaio Aberto” com a Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região. A apresentação terá repertório diversificado de músicas clássica e popular, e seguirá todos os protocolos de segurança sanitária. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Auditório sendo R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia/estudante e idoso).

Já a ação “Família no Museu”, a ser realizada no sábado (11) e no domingo (12), às 10h, desenvolverá uma dinâmica de sensibilização do olhar, convidando pais e crianças a observarem, com mais atenção, os pequenos detalhes da natureza como o jogo de luzes e sombras, além dos diferentes níveis de profundidade que uma paisagem pode oferecer. O resultado dessa experiência será a produção de uma tela, reflexo da inspiração artística provocada pelo cenário. Para o sábado, os ingressos estão à venda na bilheteria do Museu e Auditório, sendo R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia/estudante e idoso). A entrada no domingo é gratuita.

No dia 12, às 11h, o “Domingo Musical” terá clássicos internacionais do pop ao rock, em voz e violão, com a cantora Naluh e por Thiago Albano. Será no Auditório Claudio Santoro com entrada gratuita.

Vale lembrar que o complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está aberto normalmente para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, conforme os protocolos de segurança sanitária.