quinta-feira, 21 de março, 2024

Os instrumentos de percussão são tradicionais nos mais variados estilos musicais brasileiros – do samba à MPB, os ritmos tocados na pele dos tambores se destacam nos arranjos. Com o objetivo de estimular o público a entrar nesse universo musical, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, oferecem, no domingo (24), uma oficina de percussão baiana ministrada por Lenynha Oliveira.

O museu e o auditório também convidam o público a compartilhar experiências por meio da campanha “Memória Viva”. Confira, abaixo, a agenda completa.

Fora da Caixa: campanha “Memória Viva”

No sábado (23), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam o público a participar da campanha “Memória Viva”, que celebra os 45 anos das instituições. Para participar, basta a pessoa interessada compartilhar seu depoimento para a equipe educativa no dia 23 de março, às 10h, na Praça Monsenhor José Vitá, na Vila Abernéssia, em Campos do Jordão (SP).

Data: 23 de março (sábado)

Local: Praça Monsenhor José Vita, Abernéssia – Campos do Jordão (SP)
Informações: (12) 3512-2508

Encontros com Arte: “Oficina de Percussão Baiana”

A oficina de percussão baiana é um projeto lúdico-percussivo idealizado pela percussionista Lenynha Oliveira. Tem o objetivo de disseminar a cultura percussiva da Bahia por meio de tambores utilizados nos blocos afros e no carnaval de Salvador (BA).

A oficina leva o público a fazer contato com o vasto mundo dos sons percussivos, linguagem corporal, ritmos, convenções tradicionais e oralidade trazida pelos ancestrais da maior parte do povo brasileiro. A percussionista propõe uma vivência coletiva por meio dos ritmos de matriz africana oriundos do candomblé e dos blocos afros somados às construções atuais das composições percussivas.

Data: 24 de março (domingo)

Horário: a partir das 11h

Duração da oficina:

Família no Museu: Liberdade – Páscoa e Felícia Leirner

Para os cristãos, a Páscoa significa um momento de ressurreição e renovação. A escultora Felícia Leirner tinha como religião o judaísmo e, com o intuito de promover o acesso ao conhecimento sobre as mais diversas culturas, a equipe do museu que leva o seu nome promove a oficina “Liberdade: Páscoa e Felícia Leirner”, no qual os visitantes poderão aprender sobre os significados dessa festividade para os judeus.

Data: 29 de março (sexta-feira)

Horário: às 11h e às 15h

Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Atividades permanentes

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro mantêm atividades permanentes que focam em visitas para toda a família e portfólios educativos para turmas escolares, além de produzirem conteúdos com curiosidades sobre as instituições que são postados nas redes sociais.

Escola Vem ao Museu

A equipe educativa das instituições oferece atividades voltadas ao público escolar de terça a sexta-feira. Os educadores de todas as redes de ensino do município e da região podem escolher uma das ações presentes nos portfólios e agendar visitas para explorar os temas propostos pela equipe. Os portfólios podem ser conferidos no site das instituições ou pelo telefone (16) 98186-0365.

Serviço:

De terça a sexta-feira, às 9h30 e às 14h30

Entrada: gratuita mediante agendamento prévio

Mais informações: educativo@museufelicialeirner.org.br

Visita Educativa

A equipe de educadores do museu oferece visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. A ação leva os participantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno.

Horários: de terça a domingo, às 10h e às 14h

Entrada:inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Curiosidades do Museu e Auditório

Às quartas-feiras, nas redes sociais das instituições, são postados conteúdos com os bastidores das atividades que acontecem no museu e no auditório. O objetivo é aproximar a comunidade do acervo, além de estimular a sensibilidade artística e o olhar atento à coleção das obras presentes no Museu Felícia Leirner.

Datas: toda quarta-feira, às 18h

Local: Redes Sociais

Instagram: @museufelicialeirner

Facebook: /museufelicialeirner

Twitter: /mfelicialeirner

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)

Informações:

(12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br

Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)

Facebook: www.facebook.com/museufelicialeirner

Twitter: twitter.com/mfelicialeirner