sexta-feira, 12 de maio, 2023

Entre as atrações do Festival, estão o cantor e compositor Gabriel Sater e o trio Gilsons, além de apresentações musicais com talentos da cidade e atividades educativas; Outra parte da programação terá ação com guias turísticos, abertura da exposição temporária “Sentir pra Ver”, oficina de imãs de geladeira sustentáveis e visita educativa ambiental ao complexo de natureza exuberante das instituições em Campos do Jordão (SP)

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, terão uma programação com grandes atrações nos próximos dias do mês de maio, incluindo participação na 21a Semana Nacional de Museus.

Começando nesse sábado, 13/5, com duração até 14/8, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição temporária “Sentir pra Ver” vai trazer uma abordagem sobre 14 obras brasileiras do final do século XIX que ilustram temas como “natureza morta”, “retrato”, “cenas marinhas” e “paisagens rural e urbana”. A mostra é para todos os públicos e conta com padrões de acessibilidade universal. Disponibiliza recursos multissensoriais para a mediação das obras, tais como reproduções em relevo e maquetes táteis, extratos sonoros e jogos associativos, textos em áudio e dupla leitura (tinta com caracteres ampliados e braile), além de vídeo em libras com legendas em português.

Também no sábado (13), às 11h, só que dentro da programação do 2º Festival Arte no Outono – Todas as Vozes, o setor educativo do Museu Felícia Leirner, ministra a oficina “Moldando Expressões” que vai abordar a história da artista e as técnicas que ela utilizava em suas obras. A partir desse conteúdo, o público poderá fazer suas próprias criações. Já às 16h, o Grupo de Percussão e a Big Band, da Fundação Lia Maria Aguiar, se apresentam na Concha Acústica do Museu Felícia Leirner.

Ainda no sábado (13), às 19h, o Festival vai receber o cantor e compositor Gabriel Sater com a participação da Orquestra Canto da Viola. No show Noites Pantaneiras, além de composições autorais, Sater vai trazer releituras de músicas que fizeram grande sucesso em novelas, filmes, peças teatrais e outros programas de TV, como “Amor de Índio”, “Noite de Tempestade” e “Tocando em Frente”, essa última um clássico composto por seu pai, o também cantor e compositor Almir Sater.

No domingo (14), às 11h, o Festival terá show com os Gilsons que vão apresentar sucessos como “Love, Love”, “Várias Queixas”, “Índia”, “Devagarinho”, “Deixa Fluir” e “Presente”, entre outros. O trio Francisco Gil, João Gil e José Gil, que carrega no sangue a herança musical, estourou primeiro nas plataformas digitais e em pouco tempo conquistou palcos de eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, Coala, Rock the Mountain, e muito mais, colecionando indicações ao Grammy Latino e Prêmio Multishow.

Ingressos para os shows de Gabriel Sater e Gilsons estão à venda no www.artenooutono.com.br, a preços populares sendo R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia entrada, com preço promocional de R$ 60 para jordanenses que levarem comprovante de residência na cidade.

Na próxima terça-feira (16), às 9h, a equipe educativa do Museu e Auditório vai promover uma visita técnica especial para os guias de turismo de Campos do Jordão (SP), para que conheçam o repertório cultural das instituições e aprimorem seus roteiros turísticos. A ação vai destacar a vida e obra da artista Felícia Leirner e também a história do Auditório Claudio Santoro, além das características da natureza do entorno.

21a Semana Nacional de Museus

Os equipamentos culturais também participarão da programação especial da 21a Semana Nacional de Museus, liderada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Na terça-feira (16), às 11h, o setor educativo vai ministrar a oficina “Imãs de geladeira – rolhas, terra e suculentas”, que vai ensinar o público a confeccionar imãs de geladeiras sustentáveis. Além de serem acessórios vivos, também podem enriquecer a decoração de casa.

Na quinta-feira (18), às 11h, data em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus, será realizada uma visita educativa ambiental com o tema “Caminhos da Natureza”. A ação vai ensinar um pouco mais sobre a fauna e a flora do complexo ambiental que abriga o Museu e Auditório. Neste ano, a Semana Nacional de Museus propõe os temas “Sustentabilidade” e “Bem estar”. O roteiro ambiental também pretende provocar uma reflexão sobre o papel fundamental dos museus para o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.