
Regras e Orientações
Para que todos aproveitem a visita, as seguintes regras e orientações devem ser seguidas:
- As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão acesso preferencial. (Lei federal n.° 10.048, de 8 de novembro de 2.000)
- Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis. (Lei federal n.° 8.069, de 13 de julho de 1.990, artigo 75, parágrafo único).
- O consumo de bebidas e alimentos dentro do museu será permitido apenas nas áreas autorizadas sob orientação. Há bebedouros na entrada do Foyer.
- É permitido tirar fotos e filmar apenas para uso particular, nas dependências do museu. Para outros fins informar-se pelo telefone (+ 55 12) 3662.6000. (Lei federal n.° 11.904/09, artigo 42 e decreto federal n.° 8.124/2013, artigo 27)
- Não é permitido fumar dentro do auditório (Lei estadual nº 13.541/09) e no Museu somente em área externa para essa finalidade sob orientação.
- Recomenda-se não utilizar o celular durante a visitação e apresentações.
- É permitido ao visitante entrar com animais domésticos nas áreas descobertas desde que com coleiras e focinheiras para as raças determinadas por Lei.
- Não é permitido ao visitante alimentar os animais silvestres, encontrados no entorno do museu.
- Não está autorizado o toque nas obras. Quando for possível interagir com essas, tal informação será dada pelos educadores, que orientarão o visitante sobre como fazê-lo sem riscos.
- O visitante deve preservar as flores e as plantas, já que estas fazem parte do patrimônio ambiental do museu.
- O visitante deve jogar lixo no lixo. O museu tem lixeiras distribuídas por todo o percurso e faz coleta seletiva.
Visita de Grupos
Contamos com a sua colaboração para seguir as orientações abaixo, visando segurança e aproveitamento da visita ao museu.
- As visitas em grupo devem preferencialmente ser agendadas para evitar superlotação e garantir o melhor atendimento e conforto. Contato: (12) 3662-6000, das 8h às 18h.
- O visitante acessará após adquirir o ingresso e somente em seu horário de funcionamento – de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
- Em caso de visita escolar é desejável a presença de pelo menos um professor a cada 20 alunos.
- A escola deve combinar com a empresa de transporte e o motorista do ônibus os horários de chegada e saída do museu, garantindo a segurança e o conforto dos alunos e acompanhantes.
- Na chegada ao museu, o responsável pelo grupo deve se identificar na bilheteria.
- Os responsáveis pelos grupos devem estar atentos aos riscos de danificação dos equipamentos (objetos do acervo, de infraestrutura ou sinalização).
- Informe-se com a equipe do museu sobre possíveis atividades para a participação dos alunos.
- O museu disponibiliza gratuitamente área interna para estacionamento.
- O embarque e desembarque dos veículos a serviço de instituições agendadas (ônibus, micro-ônibus ou vans) deverão ser feitos ao lado da bilheteria, na presença de um responsável pelo grupo/escola.
- Os ônibus deverão permanecer estacionados em área indicada pelos nossos funcionários. Favor consultá-los antes de estacionar seu veículo.
- O horário de retorno dos ônibus e o local de encontro deverá ser previamente combinado entre os responsáveis pelos grupos e o motorista.
- Os alunos podem lanchar em áreas disponibilizadas pelo museu conforme orientação do educador responsável pelo atendimento do grupo.
- Antes de partir, os responsáveis pelos grupos devem verificar se não estão se esquecendo de nenhum integrante do seu grupo, com atenção especial para as crianças, bem como zelar pelos seus pertences.
IMPORTANTE
- As crianças deverão vir identificadas com crachá contendo seu nome e contatos da instituição a que pertencem.
- O Museu disponibiliza container para guarda de mochilas, bolsas e lanches para maior conforto e segurança do grupo.
- Os acompanhantes deverão permanecer juntos ao grupo mantendo-o unido do início ao término da visita, sendo responsáveis pelo seu comportamento e conduta no interior do museu.
- No interior do museu, condutas como correr, dispersar-se do grupo, usar celular e falar alto são consideradas inadequadas. A direção da instituição pede que tanto os grupos visitantes agendados como seus responsáveis (guias de turismo cultural, educadores, professores, entre outros) atendam a essas solicitações.