2º Trimestre | 2015

Localizada na praça Nossa Senhora da Saúde, no Bairro do Jaguaribe, em Campos do Jordão (SP), cidade escolhida pela artista Felícia Leirner para ser a sua morada definitiva a partir da década de 1960, a obra “Centenário” foi restaurada e entregue à população no aniversário de 141 anos do município, em abril de 2015. A escultura foi criada e doada em 1974, ocasião em que se comemorava o 1º centenário local.

Ela apresentava graves problemas em decorrência da atividade do tempo e da falta de manutenção preventiva e corretiva. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, foi iniciado, em maio de 2014, o restauro, conduzido pela equipe de conservadores e restauradores do escritório de Julio Moraes, que seguem acompanhando e monitorando sua conservação, além de realizar as intervenções necessárias para que ela permaneça em bom estado e possa ser contemplada por moradores e turistas que a visitam.

“A obra  encontrava-se muito deteriorada, com risco grave de falência estrutural, oferecendo perigo, inclusive, aos frequentadores do espaço. As etapas consistiram, basicamente, em levantamento do estado de conservação, das patologias existentes e das alterações provocadas por intervenções reparativas anteriores, nem sempre com resultados estéticos e estruturais satisfatórios.  A intervenção consistiu na eliminação de ações anteriores e recuperação estrutural e estética da escultura, com produtos e técnicas semelhantes às utilizadas pela artista, na sua execução”, relatam os profissionais da equipe de Julio Moraes, que desenvolveram o trabalho.

Além do restauro, foram produzidas e instaladas novas placas de comunicação visual que apresentam a obra ao público e spots de luz e refletores que compõem a sua iluminação.

Com a iniciativa, a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e o Museu Felícia Leirner reforçam o compromisso de preservação e difusão do legado da escultora, colaborando positivamente com o fomento à expressão, apreciação e compreensão artísticas, além do seu comprometimento com a cidade, contribuindo com a preservação de sua história e de suas riquezas artísticas e culturais.