governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Relações com a comunidade

Durante todo o ano, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro oferecem uma programação gratuita com palestras, exposições, cursos, oficinas e eventos culturais, dinamizando o museu e ampliando o atendimento ao público.

serie-claudio-santoroSérie Claudio Santoro

A programação realiza, anualmente, apresentações em homenagem à vida e obra do maestro, compositor e multi-instrumentista, considerado um dos maiores nomes da música clássica brasileira e reconhecido internacionalmente: Claudio Santoro. A primeira edição do concerto foi em agosto de 2013 e contou com a presença da esposa, Gisèle Santoro, e do filho do artista, Alessandro Santoro.

 

borda-certa

opera-no-museuÓpera no Museu

Para aproximar o público de Campos do Jordão e demais visitantes da música erudita, a instituição deu início a uma programação que tem como proposta promover espetáculos durante diferentes períodos do ano. Uma das ações é o projeto Ópera no Museu, com a apresentação de clássicos, dos principais compositores do gênero.

 

borda-certa

Série Chorinho no Museu serie-chorinho-no-museu

Realizado mensalmente, o projeto “Série Chorinho no Museu“ tem como objetivo apresentar ao público, de forma descontraída e envolvente, um estilo musical que ainda permanece vivo, apesar de não ser tão difundido: o brasileiríssimo choro. Incentiva, ainda, os músicos do interior do Estado e aproxima o público da Região do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira do Museu e do Auditório.

 

borda-certa

Encontros com Arte encontros-com-arte

A programação “Encontros com a Arte” proporciona aos artistas locais a oportunidade de divulgação de seus trabalhos. A ação tem como objetivo reunir toda a família para experimentar, imaginar, criar, analisar e refletir, estimulados por experiências artísticas. É realizado mensalmente com a presença de artistas plásticos, músicos e atores, entre outros profissionais, da cidade e da região.

borda-certa

Avatar_Orquestra_MFLMuseu com Orquestra

Entre os programas implementados no museu está Museu com Orquestra. A atividade proporciona ao público, gratuitamente, um contato maior com a música clássica e erudita, buscando formar público para esse tipo de arte.

 

 

borda-certa

avatar_ensaioaberto_mflEnsaio Aberto

O “Ensaio Aberto” permite aos artistas e grupos, das mais variadas linguagens, que utilizem um palco profissional para ensaios e estudos, podendo assim aprimorar o seu trabalho e divulgá-lo junto ao público. Para o visitante, é uma oportunidade de conhecer o Auditório Claudio Santoro de uma maneira única e especial, com aquela atmosfera vivaz, própria do universo das artes e dos espetáculos.

 

borda-certa

avatar_palcoseu_mflO Palco é Seu

A agenda disponibiliza apresentações com bandas musicais de Campos do Jordão e região. O objetivo da série é dialogar com a comunidade, criando oportunidades para artistas ou grupos artísticos divulgarem seus trabalhos, oferecendo mais uma possibilidade de programação cultural.

 

borda-certa

avatar_familiamuseu_mflFamília no Museu

A programação oferece várias atividades, destinadas para públicos de diferentes idades, para promover interação entre as famílias e outros visitantes ao abordar temas sociais que fazem parte da identidade cultural regional e nacional.
borda-certa

avatar_feriasmuseu_mflFérias no Museu

A agenda, que acontece em janeiro e julho, período de férias escolares, propõe oficinas e atividades lúdicas voltadas para os pequenos, mas que os adultos também adoram participar.

 
borda-certa

semana-de-museus

Semana de Museus

Para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), propõe que as instituições culturais ofereçam uma agenda especial em maio, com um tema específico. A programação recebe o nome de Semana de Museus.

 

borda-certa

primavera-de-museusPrimavera de Museus

Para sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação aos museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) convida os museus a planejarem uma programação especial durante a primavera.

 

borda-certa

museu-cidadaniaConsciência Negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o museu e o auditório proporcionam uma programação especial com intuito de abordar a importância e a influência do povo negro na formação da sociedade e cultura brasileira e, principalmente, no Vale do Paraíba. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares – líder negro que lutou pela libertação dos escravos.

 

borda-certa

Avatar_Workshop_MFLParceria Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro firmaram um “Acordo de Cooperação Técnica de Extensão e Pesquisa” com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – reconhecida autarquia Federal de ensino que contempla o desenvolvimento de cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, estágios, palestras, entre outros, visando à ampliação da formação acadêmica e cultural dos estudantes e o aperfeiçoamento profissional da equipe da ACAM Portinari.