governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Setembro

Visita Educativa

Aos finais de semana e no feriado, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. Os grupos poderão conhecer um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o Auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.

Roteiro Cultural – Campos do Jordão

Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!

Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!

Esta atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!

Família no Museu: Emoldurando a Primavera

A partir da leitura e interpretação da escultura “Moldura” e da paisagem natural que interage com o acervo do Museu, os educadores convidam os visitantes para compartilhar suas percepções, desenhando e pintando uma imagem com contornos referentes à escultura que Felícia Leirner criou em 1982!

Ensaio Aberto: Projeto Social Eliane Humberg para Dança

Ser bailarina não é fácil! São horas e horas de treinos e ensaios para realizar as belíssimas apresentações que assistimos. No dia 06 de setembro, você e sua família estão convidados a conferir o ensaio realizado pelo Projeto Social Eliane Humberg para Dança, que acontecerá no Auditório Claudio Santoro. O projeto é uma iniciativa que convida crianças e jovens a aprender, gratuitamente, a dançar e desenvolver sua expressão corporal. Ministradas pela professora de dança, Eliane Humberg, as aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 13h00 às 15h30, no Museu Felícia Leirner.

Família no Museu: Independência Artística

Para comemorar o feriado do Dia da Independência do Brasil, os educadores do Museu Felícia Leirner prepararam uma atividade super especial! Por meio de uma conversa sobre a trajetória de Felícia Leirner e tendo como cenário o acervo do museu, o público analisará as transições de sua produção artística a partir das fases Figurativa (1950 – 1961), A Caminho da Abstração (1958 – 1961) e Abstrata (1963 – 1965), comparando elementos que determinaram sua identidade e independência artística. Venha e curta essa experiência inusitada e inspiradora!

Bia Mestrinér canta 2018 e os 60 anos da Bossa Nova

Em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro realizarão a apresentação musical “Bia Mestrinér canta 2018 e os 60 anos da Bossa Nova”. O repertório do espetáculo será composto por canções de artistas icônicos do gênero, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal. A cantora estará acompanhada pelos músicos Carlinhos Machado (guitarra), Marcelo Rocha (baixo) e André Melo (bateria). Bia Mestrinér tem 30 anos de carreira e foi indicada ao Prêmio Sharp de Música em 1996. Gravou o “Bia Bossa Nova” com produção e participação de Roberto Menescal e também o “Num Tom Delicado”, formado por composições próprias, produção e participação de Filó Machado. Seu primeiro CD, “Bia Bossa Nova”, traduz o estilo que mais evidencia a performance da artista na música: voz suave e ritmo sincopado, acompanhada por um trio de instrumentistas que capricham na harmonia, característica importante do gênero que, fundamentado principalmente no jazz, enriqueceu a música popular brasileira no final da década de 1950.

Família no Museu: Natureza Sensorial

Com o acompanhamento dos educadores do Museu, o público poderá conhecer nosso meio ambiente de uma maneira sensorial! A atividade propõe uma caminhada pelo jardim do Museu Felícia Leirner com estímulos sonoros, táteis e visuais, que levará os participantes a se surpreenderem e se sensibilizarem com a natureza local.

Yaga – Uma história para crianças corajosas

Adaptação teatral do antigo conto russo “Vasalisa – a sabida”, “Yaga – Uma história para crianças corajosas” narra a jornada de uma menina para enfrentar perigos a partir da intuição – que, segundo os antigos, é a velha sábia que está sempre conosco e vem nos dizer que nem tudo é o que parece. Por meio de uma brincadeira de faz de conta, o espetáculo mostra a força da menina como heroína que, na companhia de sua amiga, enfrenta os perigos da floresta e a bruxa temida, tornando-se, por fim, a mais corajosa do vilarejo. A Severina Companhia de Teatro é formada por Hérica Ferreira, Laila Gama, Pitanga Araújo e Laryssa Brandão, atrizes e arte-educadoras dedicadas a promover ações de resgate das brincadeiras populares, da reflexão acerca da cultura da infância e do empoderamento feminino por meio de ações que dialogam com a comunidade, espetáculos, contações de histórias, oficinas educativas e culturais. “Yaga – Uma história para crianças corajosas” é o primeiro espetáculo da companhia.

Nações – Concerto da Orquestra Arte Barroca

A Orquestra Arte Barroca apresentará o concerto “Nações” propiciando ao público o acesso a um repertório pouquíssimo explorado e o contato com os estilos que caracterizavam a música, principalmente, francesa e italiana. Desde 2007, a Orquestra Arte Barroca busca uma sonoridade próxima a que era executada nos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos, guiando sua interpretação pelo estudo de tratados da época do período, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita. Desde a sua fundação, ela vem se firmando no cenário musical de São Paulo como um dos grupos de música antiga mais importante do seu segmento.

Curso para Professores: A Diversidade em Sala de Aula

Reconhecendo a importância e o potencial da contribuição do Professor para a construção de uma sociedade menos violenta, reforçando o papel social dos museus e partindo das consequências desastrosas que posturas de intolerância causam nas escolas e nas comunidades, gerando efeitos permanentes nas vidas de nossos jovens e crianças, oferecemos o curso ministrado pelo Museu da Diversidade Sexual de São Paulo. A formação abordará questões relacionadas à diversidade, esclarecendo mitos e verdades sobre questões de gênero, a partir de fatos reais. A hora é agora! Não perca a oportunidade de ampliar conhecimentos e acessar informações importantes para a construção de um mundo mais saudável, onde as diferenças sejam respeitadas e as individualidades preservadas!

Espetáculo Vozes da Inquietação

Um ciclo de canções chamado Folk Songs, do compositor Luciano Berio, foi a base inspiradora para a composição coreográfica deste espetáculo, que traz questões internas dos sentimentos e relações humanas.  Assinado por Eliane Humberg para o Grupo Olharte – grupo de referência do Projeto Social Eliane Humberg para a Dança – o espetáculo trará no elenco treze bailarinos de dança contemporânea, além da participação especial de sete músicos no palco, conforme a composição de Berio: Canto, Flauta, Clarinete, Viola, Violoncelo, Percussão e Harpa (piano).

Ensaio Aberto: Meninas Cantoras de Campos do Jordão

Uma excelente oportunidade para você e sua família conhecerem um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento de uma apresentação de coral. Não deixe de contemplar o belíssimo trabalho das cantoras sob regência da maestrina Mére Oliveira!

Domingo Musical: Trio Sonare

Um espetáculo único espera por você e sua família no dia 30 de setembro! Formado por Abrão Lincoln, piano, André Calixto, sax e flauta, e Ionan Daniel, violoncelo, e com mais de 10 anos de existência, o Trio Sonare é um dos grupos de câmara que transita com excelência da música erudita ao jazz. Uma apresentação imperdível para todo amante da boa música!

Mostra Livre de Cinema

De 14 a 16/09/2018

Mostra Infantil 1

A Mostra Livre de Cinema tem dentro da sua programação a Mostra Infantil em que serão exibidos os filmes:

 

Mostra Infantil 2

 

Mostra Competitiva Internacional

A Mostra Livre de Cinema tem dentro de sua programação a Mostra Competitiva Internacional. Serão exibidos no dia 14 de setembro os filmes:

Já no dia 16 de setembro, o público poderá assistir aos filmes:

 

 

12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

De 15 a 23/09/2018

I Colóquio de Estética Social: Museu e Comunidade

Neste encontro, conduzido pelo Grupo de Estética Social do Instituto de Psicologia da USP, serão apresentados trabalhos que buscam estimular a reflexão a respeito das relações entre o Museu e a comunidade. Sua participação é muito importante para nós!

Desafios na Conservação do Patrimônio

Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer etapas importantes, desde a criação até a manutenção das esculturas de Felícia Leirner. A atividade contará com o apoio de Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo, e promoverá um diálogo sobre a conscientização da importância da preservação do patrimônio. Uma ação para toda a família!

Despertando os Sentidos

Nestes dias, você e sua família poderão desfrutar de uma experiência muito especial no Museu Felícia Leirner! Considerando que museus são espaços que propiciam trocas de conhecimentos e pensando em proporcionar ao público um experimento multissensorial, a nossa equipe de educadores levará os participantes a conhecer alguns elementos do nosso meio ambiente de olhos vendados, explorando os diferentes sentidos. Ao final, poderão compartilhar suas descobertas em um painel coletivo.

Teia de Emoções

Que tal conhecer a história de Felícia Leirner sob uma nova perspectiva? Nesta ação, os educadores do Museu farão uma breve conversa com os participantes sobre a vida e obra da escultora Felícia Leirner. Depois, os participantes irão percorrer o acervo do Museu Felícia Leirner com o olhar direcionado a um único sentimento selecionado no início do percurso. A “tradução” desses sentimentos formará uma teia, fruto das experiências individuais de cada participante, proporcionando a troca de conhecimentos e vivências, para estimular transformações na realidade que nos cerca. Venha viver esta experiência!

 

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de agasalhos, que serão destinados a instituições de caridade do município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *