governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Março

Família no Museu – História Interativa: Dando vida à história de Felícia Leirner

Os participantes serão convidados a conhecer a história da escultora Felícia Leirner de forma dinâmica e interativa, dando vida aos personagens que fizeram parte da trajetória de uma das mais importantes artistas do país.

Família no Museu – Felícia Poeta

A atividade começa com um diálogo sobre a Felícia Leirner e sua atuação artística, como pintora e cantora lírica. Os visitantes, então, serão apresentados aos textos poéticos produzidos pela artista e convidados a caminhar pelo Museu conhecendo suas esculturas (técnica artística que ela mais utilizou) e relacionando-as à poesias e à natureza. Um jeito inusitado de entrar em contato com as várias facetas dessa grande artista que dá nome ao nosso museu!

Ensaio Aberto – “Projeto Social Eliane Humberg para Dança”

O Ensaio Aberto do dia 10 de março será estrelado pelos participantes do “Projeto Social Eliane Humberg para Dança”, realizado através da parceria entre o Museu Felícia Leirner e o Grupo Olharte. Venha conhecer o processo que se desenrola nos bastidores de um espetáculo de dança e se encantar com essa linda ação social recentemente formada no município

Semana Escola Vem ao Museu

Na Semana Escola vem ao Museu, os estudantes serão convidados a participar das seguintes atividades:

Atividade 1 – Workshop Show: A eletricidade e o despertar de uma nova era na história da música

Com a construção da primeira guitarra elétrica, um leque de possibilidades para criação de composições foi aberto: os músicos ganharam um novo instrumento que revolucionou a maneira como entendemos e apreciamos a música hoje. No Workshop Show, será explorada a importância da incorporação da eletricidade no mundo musical e apresentada a sua contribuição nas diversas sonoridades presentes na música até os dias atuais. As canções serão executadas pelos educadores músicos, que compartilharão conhecimentos e informações à partir da exploração da guitarra e do contrabaixo elétrico.

Atividade 2 – Felícia Poeta

A atividade começa com um diálogo sobre a Felícia Leirner e sua atuação artística como pintora e cantora lírica. Os visitantes, então, serão apresentados aos textos poéticos produzidos pela artista e convidados a caminhar pelo Museu relacionando poesia, esculturas e natureza. Um jeito inusitado de entrar em contato com as várias facetas dessa grande artista que dá nome ao nosso museu!

Atividade 3 – História Interativa: Dando vida à história de Felícia Leirner

Os estudantes serão convidados a conhecer a história da escultora Felícia Leirner de forma dinâmica e interativa, dando vida aos personagens que fizeram parte da trajetória de uma das mais importantes artistas do país.

Obs.: o agendamento deverá ser feito com antecedência de acordo com a disponibilidade de data o horário, podendo ser escolhido qualquer uma das atividades, sendo uma sala para cada atividade e horário.                                                                               

Família no Museu – A história da Mulher contada através da moda e das décadas

Em comemoração ao Dia da Mulher (08 de março), convidaremos os visitantes a conhecerem a história da mulher, a evolução da moda, da cultura e das conquistas femininas ao longo das décadas. Imagens, curiosidades, diálogos e sensibilizações serão utilizados para que todos possam mergulhar nesse universo e conhecer um pouco mais sobre a nossa própria história!

Ensaio Aberto – Banda Tardis

Nesta edição, o projeto Ensaio Aberto contará com a presença da Banda Tardis. O grupo jordanense ensaiará um repertório variado, com performances de rock nacional e internacional de diferentes épocas, animando a tarde dos visitantes! Venha conferir!

Diálogos Impertinentes: Privilégio Branco

O projeto Diálogos Impertinentes, idealizado por Gustavo Prudente, convidará o público à reflexão sobre pontos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual. Perpassando por preconceitos e paradigmas, o intuito é a expansão da visão sobre nós mesmos, a partir de pontos de vista variados e até conflitantes.  O tema da primeira edição será o Privilégio Branco e deverá trazer convidados especiais para a abordagem da questão. Venha participar, dar a sua opinião e ajudar a transformar o mundo num lugar mais acolhedor e inclusivo!

Oficina Temática para Público Escolar – O universo da Pop Art

Compartilhando conhecimentos sobre o universo da Pop Art, os educadores proporcionarão aos estudantes a experiência de produzir trabalhos artísticos inspirados nesse estilo, que além de continuar influenciando artistas visuais, dialoga muito diretamente com as crianças e adolescentes!

Curso para Professores – Teatro como recurso pedagógico

O grupo de artes cênicas SERCIRCO conduz o curso especialmente criado para professores e educadores, com o objetivo de instrumentalizá-los para a aplicação do conteúdo em sala de aula. Teoria e exercícios práticos deverão trazer à tona as potencialidades educativas do teatro e dos jogos teatrais desenvolvidos em contexto escolar e/ou educativo. A ação é destinada para educadores dos mais variados ciclos e disciplinas, e também os não formais. O curso oferecerá certificado de três horas.

Encontros com Arte – Workshop e Performance de Música Circular

O workshop será ministrado pelos artistas Felipe Tupinambá e Jean-François Daniel e buscará revelar o potencial expressivo de corpos e vozes em harmonia, refletindo sobre a cooperação como possibilidade de convivência, a partir do contato com os instrumentos disponíveis, resultando em uma performance coletiva. Quanto mais pessoas, mais especial será o encontro! Não perca!

Domingo Musical – “Tango: dos bordéis às salas de concerto – Duo Pereira e Oliveira”

O Duo Pereira e Oliveira fará uma apresentação especial, perpassando tangos tradicionais, como as obras do famoso Astor Piazzolla – principal responsável pela expansão desse gênero musical – até chegar em obras e compositores contemporâneos, como Máximo Diego Pujol. Além das belíssimas composições, o público poderá conhecer um pouquinho mais da história do tango e se encantar com esse famoso estilo musical. 

Domingo Cultural

A equipe de educadores do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estará no campo de futebol do Bairro Santa Cruz para receber a todas as famílias interessadas em participar de brincadeiras e jogos educativos. Os nossos temas de atuação – Artes Visuais, Música e Meio Ambiente – serão apresentados aos participantes através de atividades lúdicas, com o objetivo de fortalecer os vínculos com os moradores do bairro vizinho. Chame os amigos e venha participar dessa manhã de muita diversão e aprendizado!

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *