governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Julho

Férias no Museu

 Em julho o visitante do Museu e Auditório poderá participar de atividades culturais e educativas em todos os dias de abertura dos equipamentos culturais. São ações pensadas para toda a família se divertir e aprender novidades ao longo do período de férias escolares. Visitas educativas, oficinas, espetáculos, contações de história e workhops compõem a programação e esperam por você.

 

Visita Educativa

O visitante poderá acompanhar o percurso do Museu e Auditório com os educadores que apresentarão o espaço e contarão textos de cordéis sobre Felícia Leirner, Claudio Santoro e as majestosas araucárias.

Visita noturna

Partindo de uma experiência pouco comum, neste dia, os educadores do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizarão uma visita multissensorial noturna, com foco nos sons e nas luzes que habitam o Museu e que até então não foram explorados. Será uma oportunidade de vivenciar um novo olhar sobre as obras de Felícia Leirner, em harmonia com o ambiente noturno.

Roteiro Cultural – Campos do Jordão

Você e sua família estão convidados para participarem do “Roteiro Cultural – Campos do Jordão”. Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito, a família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!

Causos Juninos com o Grupo Ziriguidum

As modas de viola nos convidam a ouvir um “causo” junino de uma moça em busca do Amor! O Grupo Ziriguidum valoriza nossa tradição oral celebrando a festa junina e a sabedoria popular! Traga toda a família!

Desvendando Felícia

As terças-feiras de julho serão muito divertidas com o jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra da artista Felícia Leirner. A atividade poderá ser realizada por toda a família!

Moldando Expressões

Inspirados pelo acervo da escultora Felícia Leirner, os visitantes serão conduzidos a conhecerem as obras e as técnicas por ela utilizadas e, em seguida, serão convidados a criarem suas próprias esculturas com diferentes materiais, expressando seus sentimentos e emoções.

Desvendando Claudio Santoro

Traga a família para se divertir com o jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra do maestro Claudio Santoro! A atividade acontece todas as quartas-feiras de julho!

Descobrindo uma Orquestra

Você sabe o que é uma orquestra? Consegue reconhecer os sons dos instrumentos que estão sendo tocados? Sabe o que compõe uma orquestra? Na ação, o público irá descobrir quais elementos são fundamentais para a composição de uma orquestra e irá conhecer os sons dos mais variados instrumentos do estilo musical.

Brincando com o Meio Ambiente

Os educadores do Museu esperam você e sua família para participarem do jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a fauna e flora pertencentes ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Não perca! A atividade acontece todas as quintas-feiras de julho, no Museu Felícia Leirner.

Natureza Sensorial

Todas as quintas-feiras de julho o público poderá conhecer nosso meio ambiente a partir de uma perspectiva multissensorial. Uma caminhada pelo jardim do Museu Felícia Leirner com estímulos sonoros, táteis e visuais levará o visitante a se surpreender e se sensibilizar com a natureza local.

Jogos de Mesa

Todas as sextas-feiras de julho serão disponibilizados jogos de mesa como: damas, jogo da memória, quebra-cabeça, caça palavras, labirinto e desenhos para colorir ligados ao meio ambiente, à música e as artes visuais. A ação é voltada a toda família. Venha aproveitar!

Criar, pintar e plantar com o Grupo Manifesta

No encontro, adultos e crianças poderão manter contato direto com os elementos água e terra por meio do desenvolvimento da criatividade e coordenação motora produzindo desenhos, pinturas, decorações de vasos e plantio de sementes de flores. Traga a sua família e plante a semente do cuidado com o Meio Ambiente!

Cantos e Contos para Brincar com o Grupo Ziriguidum

Brincando com a História da Coca, um conto da Cultura Popular, o Grupo Ziriguidum convida o público a participar da cena, criando um momento de prazer e diversão num alegre encontro com as músicas brasileiras. Para além da encenação da história, o grupo propõe integração, onde todos podem participar, dançar, cantar e contar histórias coletivamente.

Teatro de Brinquedos com o Grupo Teatro do Imprevisto & Cia. Pataquada

Venha se divertir com um espetáculo composto por histórias de assombração, fábulas, encantamentos e contos populares. A encenação se passa com uma trupe formada por três atores contadores de histórias que chegam em cortejo trazendo em sua mala um miniteatro no qual conta-se quatro narrativas baseadas em contos populares, são elas: Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra, A menina enterrada viva, Mãe D’água e O Macaco e a Velha. Diversão garantida para toda a família!

Oficina de Ritmo e Percussão com Daniel Moray

Durante a vivência conduzida pelo músico Daniel Moray, o participante poderá ampliar a percepção rítmico-musical, conhecer diferentes ritmos do Brasil e do mundo, aprender e praticar alguns deles em instrumentos percussivos, e experimentar momentos de coesão e cumplicidade em grupo por meioda música realizada em círculo.

Domingo Musical: Meninas Cantoras de Campos do Jordão

No dia, o visitante terá a oportunidade de apreciar a apresentação especial das Meninas Cantoras de Campos do Jordão, coral regido pela maestrina Mére Oliveira. O evento acontece em parceria com a Associação dos Amigos de Campos do Jordão e é voltado a toda a família.Imperdível!

Esquenta FLIMA: Oficina de Criação de Livros

Imperdível para quem escreve, desenha ou é apaixonado por publicações impressas. Em duas horas, o editor e designer Vanderley Mendonça transmitirá noções básicas de design editorial (criação da capa, paginação, diagramação, escolha de papel, impressão e acabamento de forma artesanal) e ensinará a diagramar, a montar, a imprimir e a encadernar um livro. Cada participante sairá com o seu próprio livreto, fanzine ou plaquete. Quem quiser pode levar textos e/ou desenhos (em preto e branco) em arquivo digital. A idade mínima recomendada é de 14 anos. Menores de 14 anos podem participar, desde que acompanhados por um adulto responsável.

Este ano Museu e Auditório realizam uma parceria com a primeira Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA), que acontecerá no segundo semestre do ano na região. Neste final de semana as atividades darão um gostinho do que está por vir! Fique atento!

Esquenta FLIMA: Eu não quero um mundo imundo com o Grupo Ziriguidum

Inspirada na obra “Gnomos de Gnu” de Umberto Eco, essa narrativa foca problemas atuais de poluição, saúde e sustentabilidade que tanto afligem o ser humano. Dessa forma buscamos despertar junto ao público uma conscientização ecológica e a curiosidade de investigar novas obras literárias que ampliem nossa capacidade de reflexão. Apresentação recomendada para todas as idades.

Este ano Museu e Auditório realizam uma parceria com a primeira Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA), que ocorrerá no segundo semestre do ano na região. Neste final de semana as nossas atividades darão um gostinho do que está por vir.Fique atento!

Oficina de Biocosméticos com Ivy Chiarelli

Que tal aprender a fazer seus próprios cosméticos com a educadora ambiental Ivy Chiarelli? A ideia do “faça você mesmo” é utilizar matérias-prima simples, naturais, que custam pouco e são fáceis de encontrar. Além de preservar o meio ambiente como um todo, ainda existe o cuidado com a saúde, porque é possível saber o que tem no “potinho”. No final da oficina os participantes levarão para casa cosméticos naturais produzidos por eles.

Cantos e Contos para Sonhar com o Grupo Ziriguidum

Em um delicado jogo de materiais e adereços simples, acessíveis à criança, as atuadoras apresentam um chaveiro encantado que abre as portas das histórias que serão narradas, permeadas por belas cantigas tradicionais da infância e músicas de autoria do próprio grupo.

PROJETO PÔR DO SOL

De 30/6 a 28/7/2018

Esta é a quarta edição do Projeto Pôr do Sol, que acontece todas as sextas e sábados de julho no mirante do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, a partir das 16h30 até o último raio de sol! A proposta é harmonizar a natureza e o universo das artes de uma maneira especial.  Ao contemplar o pôr do sol do local – considerado o mais lindo da região – o público também poderá se envolver em atividades artístico-culturais, vivenciando uma experiência única e inesquecível.

Hindus Project

Já pensou em assistir ao pôr do sol e apreciar uma experiência que provoque equilíbrio, bem-estar e uma reflexão sobre uma existência mais sustentável e harmoniosa? Então aproveite!. Neste ano, o projeto Pôr do Sol começa em junho, acompanhando o início da temporada. A música do Hindus Project conduzirá o espectador a uma jornada para dentro de si, em busca da luz, do silêncio e de conexões ancestrais.

Projeto Pôr do Sol: Dj Matt Sander

O Projeto Pôr do Sol receberá as sextas-feiras de julho a discotecagem do DJ Matt Sande, com mixagens que contemplarão o cair do Sol e tornarão a experiência de acompanhar o fenômeno ainda mais emocionante.

Duo Sarabudja

A partir do dialeto criolo, releituras de ritmos populares, de composições próprias, Cabo-Verde e Brasil, se unem para fazer música. Com a Força das histórias dos dois povos, o duo formado por Helio Ramalho (Cabo Verde) e Ricardo Mingardi (Brasil) mistura, Violão, Voz e Tambores a batidas eletrônicas para formar um repertório único e original. Não deixe de conhecer essa mistura única e tão especial!

FRAK TAO – Uno em Si, Dentro do Todo

O recital idealizado pelo artista Daniel Moray propõe uma jornada de reflexão sobre os caminhos do ser por meio da música e da poesia. Composições instrumentais e canções autorais de contemplação da vida e da natureza tocadas com o suporte de um pedal de loop (que permite sobreposição de sons e timbres) e com diferentes instrumentos étnicos (que proporcionam paisagens sonoras únicas) são permeadas por pequenos textos e poesias que inspiram a ampliação da percepção sobre a existência e suas relações. Venha ver o pôr do sol mais lindo da Mantiqueira e se deliciar com essa proposta!

Esquenta FLIMA: Nuvens Ornamentais: Improvisos Poético-Musicais

Versos e sons que se fundem e se confundem criando paisagens sonoras ao vivo. Uma performance que combina poesia, música e incorpora o acaso para criar uma experiência única. Mais do que um sarau, o espetáculo é uma sensível celebração da arte do improviso. Com suas ora densas e ora lúdicas camadas poético-musicais, Nuvens Ornamentais é um convite para apreciar o mais bonito pôr do sol de Campos do Jordão com olhos e ouvidos bem abertos.

Este ano Museu e Auditório realizam uma parceria com a primeira Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA), que ocorrerá no segundo semestre do ano na região. Neste final de semana as nossas atividades darão um gostinho do que está por vir! Fique atento!

Grupo Pedra Branca – Trio

Uma experiência muito especial espera o público no Projeto Pôr do Sol em 28 de julho. O grupo Pedra Branca (São Paulo) toca instrumentos étnicos e timbres eletrônicos para criar música contemporânea brasileira. O conceito surge com a busca da worldmusic na própria cultura brasileira miscigenada, bem como nas suas ligações com as músicas do mundo, mostrando suas raízes nacionais através da execução de ritmos brasileiros com instrumentos de outras nações. Na formação alternativa de trio, o grupo vai presentear o público com passagens sonoras únicas e muito especiais. Realmente imperdíveis!

 

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário– os visitantes poderão contribuir com a doação de agasalhos e cobertores que serão destinados a instituições de caridade do município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *