governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Janeiro

Visita Educativa

Nos finais de semana, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. O passeio levará o visitante para conhecer um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias o interessado pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.

Roteiro Cultural: Campos do Jordão

Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!

Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!

A atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!

Exposição: Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro

A exposição apresenta uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e da acessibilidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma visão diferente do habitual, retrata os personagens do folclore brasileiro, como o Saci, com corpos diferentes. Assim instigando a curiosidade dos visitantes e incentivando a exploração das possibilidades e percepções do corpo.

 

FÉRIAS NO MUSEU

 

Ensaio Aberto do Musical História de uma Alma – Santa Teresinha

O Ensaio Aberto do musical História de uma Alma – Santa Teresinha oferece ao público a oportunidade de vivenciar as técnicas de interpretação e preparo da “Companhia Um Ato”, que em comemoração aos 90 anos da Paróquia Santa Teresinha, de Campos do Jordão, encena momentos da vida da santa com base em seus escritos autobiográficos.

Apresentação DJ Matt Sander

Durante as férias de verão o Museu e Auditório receberão no foyer o produtor jordanense DJ Matt Sander com suas mixagens de música clássica com eletrônica! Que tal apreciar a música erudita de uma maneira inusitada? Traga sua família!

Oficina de Ikebana

A oficina de Ikebana Sanguetsu, difundida pela Fundação Mokiti Okada, será coordenada por Vera Trassi, representante do Núcleo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil em Campos do Jordão. A palavra Ikebana, de origem japonesa, denomina a arte de arranjos com flores, ramos e galhos naturais a partir de símbolos preestabelecidos. O estilo Sanguetsu reverencia a Grande Natureza, tendo como princípio básico a verdade, o bem e o belo, no intuito de contribuir para a formação das pessoas para um mundo melhor.

Folia de Reis Luz de Belém

A Folia de Reis Luz de Belém, de São Bento do Sapucaí-SP, foi organizada pelo artista Fábio Miguel e moradores do município, em 2015. Desde então, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, caminha pelas ruas da cidade entoando louvores ao Menino Deus, visitando casas e presépios, com música, danças e cantorias. A Folia de reis, ou Reisado, é uma manifestação religiosa popular comemorada no dia de Santos Reis, 6 de janeiro, e representa a passagem dos Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar, em visita ao Menino Jesus.

Orquestra Sétima Trombeta

A Orquestra Sétima Trombeta, também conhecida como Orquestra AD Campos do Jordão, é formada por membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, de Campos do Jordão, conduzida pelo Pastor Hailton Duque do Nascimento (Pr. Nino). A Orquestra, antes marcial, foi iniciada pelo Pr. Sizenando Martins há aproximadamente 50 anos. Atualmente é regida pelos Maestros Boaz Albrecht Urbano e Welinton Schimaland e conta novos métodos de ensino e de aperfeiçoamento musical.

Ziriguidum na Folia

Ziriguidum na Folia é inspirado nas tradições das Folias de Reis, na convivência com foliões, palhaços e marungos do interior do Estado de São Paulo. O grupo recria esse rito de fé e esperança, baseado na história dos Reis Magos, contada por Lydia Hortélio, celebrando com o público o nascimento do menino do amor, com muita música, versos, brincadeiras e folias! O Grupo Ziriguidum formou-se em junho de 2015, na cidade de Pindamonhangaba/SP, com a união de duas artistas e educadoras, Fabiana Fonseca e Marília Maia, que já desenvolviam individualmente trabalhos ligados a Cultura da Infância e a Contação de Histórias com a finalidade de promover o desenvolvimento humano por meio da Arte, da Cultura e da Educação. Abre a roda que as histórias vão girar, o palhaço vai brincar e nosso corpo vai cirandar!

Encontro de Curimba e Tambores

O Encontro de Curimba e Tambores apresenta o conjunto de músicos que cantam e tocam atabaques e agogôs, louvando ancestrais e suas divindades. A apresentação será realizada pelo Templo Escola de Umbanda Cabloco Flecha Dourada, de Campos do Jordão.

Musical História de uma Alma: Santa Teresinha

O Musical História de uma Alma – Santa Teresinha é baseado na “História de uma Alma – Escritos Autobibliográficos”, em que Santa Teresinha relata sua vivência religiosa. A peça é uma produção da Companhia Um Ato em comemoração aos 90 anos da Paróquia Santa Teresinha, de Campos do Jordão, com texto, músicas e arranjos de Iago Nogueira.

Preservação do Patrimônio

Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer as etapas importantes da criação e manutenção das esculturas da artista Felícia Leirner, descobrindo os desafios enfrentados no dia a dia para mantê-las em perfeito estado de conservação. A atividade será conduzida por Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo. Uma ação para toda a família!

Tabuleiro da Felícia

Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra da artista Felícia Leirner.

Moldando Expressões

Inspirados pelo acervo da escultora Felícia Leirner, os visitantes serão conduzidos para conhecer obras e as técnicas por ela utilizadas. Em seguida, serão convidados a criarem suas próprias esculturas, expressando seus sentimentos e emoções.

Tabuleiro Claudio Santoro

Jogo de percurso em tamanho real, com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra do maestro Claudio Santoro.

Descobrindo uma Orquestra

Você sabe o que é uma orquestra? Consegue reconhecer os sons de instrumentos que estão sendo tocados, e o que compõe uma orquestra? Nessa ação, o público irá descobrir quais elementos são fundamentais para compor uma orquestra e conhecer os sons dos mais variados instrumentos desse estilo musical.

Tabuleiro Meio Ambiente

Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre o meio ambiente local.

Natureza Sensorial

Toda quinta-feira, o público poderá conhecer nosso meio ambiente de uma maneira sensorial. Uma caminhada pelo jardim do Museu Felícia Leirner com estímulos sonoros, táteis e visuais levará o visitante a se surpreender e se sensibilizar com a natureza local.

Jogos de Mesa

Serão disponibilizados jogos de mesa como: damas, jogo da memória, quebra-cabeça, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir ligados ao meio ambiente, música e artes visuais, principais temas do local.

Oficina Faça as Pazes com Seus Monstros

A oficina Faça as Pazes com Seus Monstros, conduzida pela artesã e psicóloga Nayara Flôr, convida os participantes a confeccionar seus próprios monstros internos que causam medos e bloqueios. Por meio de tecidos, linha, cores e imaginação surgirão as formas e as histórias dos monstros.  A atividade é para todas as idades e tem a proposta de estimular a criatividade e autoconhecimento.

Raul de Sá Trio

Raul de Sá Trio apresenta um repertório composto por músicas autorais e de temas consagrados, com abordagem instrumental, transitando entre o choro, o samba, o baião e o jazz. O trio de São José dos Campos-SP é formado por Raul de Sá (piano), Henrique Macedo (baixo) e Elias Pontes (bateria).

Histórias para Adoçar Corações

O espetáculo História para Adoçar Corações, da Cia Griot, narra a história de como um viajante conheceu os preciosos saberes da nossa cultura ancestral e histórias transmitidas por seus mestres, destacando a indígena da mandioca e a africana do tambor africano. Em meio às canções e ritmos da cultura popular, as crianças são envolvidas no relato das histórias.

Oficina Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá

O educador Moringa, percussionista e professor, formado em licenciatura em música e pós-graduação na área de educação musical, chega ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com a oficina Brincadeiras de Cá e de Lá, com o objetivo de preservar as canções tradicionais, orais e de raiz, buscando nossa identidade cultural. A oficina possibilita o convívio ordenado em grupo, o respeito ao outro, a espera da vez e a aprendizagem de movimentos coordenados, relacionando gestos a música; explora a escuta, o canto e a expressão corporal e o desenvolvimento de noções de ritmo aos participantes.

Quinteto Aralume

O Quinteto Aralume propõe a música brasileira fora dos cânones, “erudito” e “popular” em que reverberam os timbres da cultura popular na formação de um conjunto de música de câmara. O grupo foi formado em 2015 por Bruno Menegatti (rabeca), Enrique Menezes (flauta), Francisco Andrade (viola e violão), Ionan Daniel (violoncelo) e Thiago Moretti (violão), no intuito de realizar uma música instrumental brasileira em sintonia com a música armorial.

Pequenas Notáveis – Contações de Histórias Frida Kahlo

A Companhia do Núcleo, da cidade de São Paulo, em seu projeto Pequenas Notáveis, apresenta de forma lúdica a vida da artista mexicana Frida Kahlo e o seu papel no feminismo e na identidade de gênero. A Companhia do Núcleo surge da união de duas companhias existentes há mais de oito anos na cidade de São Paulo, a Cínica Cia. de Teatro, que tem como um dos fundadores o ator e arte-educador André Medeiros Martins, e a Cia. Tricomática, criada pelo ator e músico Ronaldo Liano.

Oficina Bichos Malucos

A ilustradora e designer gráfico Ana Starling, de Santo Antônio do Pinhal/SP, conduzirá a oficina Bichos Malucos. A partir de formas pré-selecionadas, recortes de revistas e de diversos materiais impressos, o participante construirá animais usando a técnica de colagem. A ideia é que o participante possa trabalhar a abstração, descolando imagens do seu significado original. Uma melancia cortada ao meio desenha a corcova de um dromedário, por exemplo. A observação, a criatividade e o humor serão ponto de partida para a invenção dos animais divertidos.

Carlos Navas Mostra Chico e Vinícius para Crianças

As Músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças são levadas ao palco pelo cantor Carlos Navas, acompanhado pelo violonista Paulo Miranda. O espetáculo Chico e Vinicius para Crianças apresenta arranjos com a leitura pessoal do intérprete e enfatiza o aspecto lúdico e interativo destas obras atemporais.

Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá

A Companhia Folclórica Baú de Folias, de São Bento do Sapucaí/SP, apresenta o espetáculo Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá, no intuito de se fazer conhecer um Brasil diverso em cultura, dança e manifestações populares.

 

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de livros que serão destinados a apoiar ações da Secretaria Municipal de Cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação

 

AÇÕES DE APOIO


Nando Reis – Voz e Violão

O show “Nando Reis – voz e violão” oferece ao público a oportunidade de assistir ao consagrado compositor numa apresentação intimista e única. Despidas da massa sonora dos Infernais, as canções do show se apresentam em sua forma mais elementar: letra, melodia e harmonia. O repertório escolhido contempla alguns dos primeiros sucessos de Nando gravados por outros artistas e que há muito tempo não eram interpretados por ele.

4 ideias sobre “Programação Janeiro

  1. Kely Filho

    Vi na tv vanguarda sobre um projeto para crianças …não sei direito se Vinicius e Toquinho para crianças…algo assim…gostaria de mais informações…

    Responder
    1. felicia Autor do post

      Prezada Kely,
      Agradecemos o contato e interesse em participar da nossa atividade.
      O evento não é destinado apenas para crianças, o cantor Carlos Navas vai apresentar as músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças, mas todos podem participar, seguem as informações:

      Carlos Navas Mostra Chico e Vinícius para Crianças
      Data: 26/01/2019
      As músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças são levadas ao palco pelo cantor Carlos Navas, acompanhado pelo violonista Paulo Miranda. O espetáculo Chico e Vinicius para Crianças apresenta arranjos com a leitura pessoal do intérprete e enfatiza o aspecto lúdico e interativo destas obras atemporais.
      Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
      Horário: às 17h00
      Informações: (12) 3662-6000
      Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – política de gratuidade: http://www.museufelicialeirner.org.br
      #SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de livros que serão destinados a apoiar ações da Secretaria Municipal de Cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação

      Atenciosamente,
      Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *