governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Janeiro

FÉRIAS NO MUSEU

 
Visita Educativa

O visitante fará uma visita educativa para conhecer os dois equipamentos culturais: o Museu e o Auditório. Ao longo do percurso os participantes conhecerão mais sobre as personalidades que dão nome aos equipamentos, desfrutando igualmente do contato com o meio ambiente e natureza local.  Em meio à visita, terão a oportunidade de ouvir os cordéis sobre a vida do maestro Claudio Santoro e da artista Felícia Leirner, bem como da árvore símbolo da cidade: a araucária. A maneira mais divertida de conhecer Museu e Auditório! Imperdível!

 
Oficina de Artes Visuais – O Outro Lado de Claudio Santoro

Claudio Santoro ficou conhecido por seu grande talento como músico, compositor, regente e professor, além disso, gostava de pintar quadros com composições abstratas. Nesta atividade, os visitantes conhecerão um pouco da história do maestro por meio de um cordel e, inspirados pelas suas obras visuais, criarão a sua própria pintura em papel vergê, utilizando nanquim e cola colorida. Divirta-se com a sua família e aprenda coisas novas brincando!

 
Oficina Ecológica – Bichos de Felícia

Apresentados à série de obras “Bichos”, de Felícia Leirner, os participantes irão conhecer um pouco mais sobre a artista e sua paixão pela natureza. Partindo deste diálogo, poderão intervir em esboços das obras, desenhando seus próprios bichos.  O objetivo é que os visitantes possam concretizar o que imaginaram ao visualizar e debater sobre essa série de esculturas, desenvolvendo criatividade e habilidades manuais, enquanto se divertem em grupo!

 
Oficina de Jogos Cooperativos

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação, promovendo a interação qualitativa entre as pessoas. O que mais importa na brincadeira é a colaboração de cada indivíduo do grupo e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade. Com adivinhações e enigmas, os visitantes irão conhecer essa nova forma de brincar, substituindo “adversários” por “parceiros”. A grande vantagem é que todos saem da brincadeira como vencedores!

 
Oficina Musical – Sons do Corpo

Nesta vivência, o participante irá se familiarizar com sons naturais e produzidos através da expressão corporal, criando assim uma relação com o som e o espaço em que está inserido. Utilizando a percussão corporal, com palmas, estalar de dedos, assobios e outras possibilidades, os educadores ajudarão os visitantes a reconhecerem diferentes sensações e ritmos que o corpo pode produzir. Participe e conheça mais sobre as possibilidades sonoras do seu próprio corpo! 

 
Eletro-Erudito, com DJ Matt Sander

Durante as férias de verão, o Museu e Auditório serão palco para o som inovador do jovem músico e produtor jordanense DJ Matt Sander! Ele preparou um set especial para ser apreciado em meio à natureza, nos finais das tardes das sextas-feiras. Que tal surpreender-se com a música erudita sendo apresentada de uma maneira completamente inusitada? Traga sua família e entregue-se a essa experiência!

 
Oficina de Percussão – “Ritmos do Brasil e Seus Instrumentos”

Que tal aprender um pouco mais sobre os ritmos que movimentam e agitam o Brasil? A oficina conduzida pelo músico Moringa Ray vai desenvolver, de forma clara e simples, os ritmos brasileiros, enfatizando o aspecto regional da nossa música e seu lado folclórico e cultural, por meio da percussão. Traga sua família e venha se divertir junto ao grupo Bate Tambor! Não é preciso nenhum tipo de experiência prévia!

 
Oficina SerErê

As férias são o momento ideal para voltar a ser criança! Pensando nisso, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro trazem o Grupo SerErê para uma animada intervenção com músicas e cantigas da cultura popular e autorais. Brincadeiras e uma contação de história interativa deverão completar a intervenção com muita alegria. Tudo de maneira lúdica e convidando toda a família a participar. Não perca!

 
Seresteiros do Vale

Para encantar aos corações de todos, o grupo Seresteiros do Vale apresentará uma linda intervenção artística composta por poemas e canções variadas, em formato pocket show. O grupo formado por músicos do Vale do Paraíba tem seu trabalho focado em música, poesia e romantismo, sendo a “Seresta” a base de suas apresentações artísticas. Você não pode perder!

 
Diálogo e Presença

A vivência desenvolvida pelo músico instrumentista Daniel Moray pretende relembrar e fortalecer, por meio jogos e dinâmicas baseados e inspirados no teatro (clown), na “Comunicação Não Violenta”, em meditação ativa e integração pelo ritmo, a qualidade de se relacionar com o outro e com o meio de forma plena, onde existam trocas positivas. Venha ampliar a percepção de si mesmo e do outro, exercitar a escuta empática e o diálogo construtivo, e se divertir muito nessa grande brincadeira!

 
Ilha do Encontro -Vivência Sensorial Fotográfica

Na oficina que envolve a prática fotográfica e a multisensorialidade, o ambiente será preparado para convidar os participantes a explorarem e experimentarem as sensações proporcionadas pela percepção dos elementos: água e argila. Em parceria, a fotógrafa Andrea Scagliusi e a atriz e contadora de histórias Juliana Bazanelli conduzirão a ação, que também envolverá percussão mimetizando o som do mar. Participe e se entregue a esta singular vivência sensível!

 
Cartomante de Papel

Nesta peça teatral, quatro histórias serão escolhidas pelo público e contadas pelos artistas Daniel Moray e Juliana Bazanelli. Partindo de oito possibilidades, cada espetáculo será único! Cada uma das histórias representa um ponto da Roda do Ano (equinócios, solstícios e os meados), trazendo mensagens dos elementos da natureza, de modo lúdico, poético e musical. Traga sua família e se encante com esse delicado espetáculo teatral!

 
Danças Circulares

A oficina, orientada pela artista Maria Rosa Sampaio, promove, por meio da prática da dança circular, uma vivência coletiva, com apoio mútuo, integração, comunhão e cooperação, além de ampliar a percepção, concentração e atenção dos participantes e despertar a musicalidade e o ritmo para a vida diária. Venha dançar com a natureza e traga quem você quiser!

 
Oficina de Circo

Nesta oficina, os integrantes da Cia. Pachamama ajudarão o público a desvendar os segredos do circo, como as habilidades com malabares, equilíbrio e acrobacias. Os visitantes poderão experimentar técnicas e materiais próprios do universo circense, se divertindo coletivamente. Você e sua família não podem perder!

 
Como Pegar Uma Estrela?

E se você pudesse pegar uma estrela? “Como pegar uma estrela” é uma contação de história que fala de um menino que tinha um sonho muito inusitado: pegar uma estrela só pra ele! A aventura trazida pela Cia. Pachamama é cheia de magia e alegria: fantoches, malabarismo, palhaçaria e equilibrismo vão divertir a todos!

 
Oficina de Tinta de Terra

Desenvolvida pela educadora ambiental Ivy Chiarelli e voltada para o público familiar, a oficina objetiva a produção de uma tinta que não contém produtos tóxicos, além de não agredir o meio ambiente. Após a produção da tinta, serão criados desenhos individuais ou coletivos em suportes diferentes e o material poderá ser levado para casa. Aprenda de uma maneira muito divertida a cuidar ainda mais do meio ambiente! 

 
Oficina de Biocosméticos

Nesta oficina, desenvolvida pela educadora ambiental Ivy Chiarelli, serão abordados os temas: Introdução a Cosmetologia Natural, plantas medicinais, receitas caseiras para uso diário e produtos químicos que devem ser evitados nos cosméticos. Ao final da oficina os participantes levarão para casa cosméticos naturais produzidos pelas próprias mãos! Venha descobrir esse universo encantador e aprender mais uma maneira de ajudar a cuidar do nosso planeta e de nós mesmos!

 
Domingo Musical: Trio Especiarias

Com a formação de sopros, teclados e percussão, o Trio Especiarias apresentará um repertório de versões de clássicos da música popular brasileira misturados ao world music. Um espetáculo delicado e profundo, em meio à natureza e às artes. Imperdível!

 
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *