governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Fevereiro

Família no Museu – Máscaras Carnavalescas: histórias e confecção

As máscaras carnavalescas carregam uma história muito interessante, que será abordada pelos educadores do Museu em uma atividade curiosa e divertida. A atividade apresentará a relação das máscaras com o Carnaval e auxiliará os participantes a criarem os seus próprios adereços coloridos. Imperdível!

Família no Museu – Contação de História Interativa: Pierrot, Colombina e Arlequim

A famosa história do triângulo amoroso entre Pierrot, Colombina e Arlequim será contada de uma maneira diferente. Ao estilo da Commedia dellArt, a peça teatral interativa será acompanhada de caracterização com adereços e de uma marchinha musical, animando os visitantes no mês do Carnaval!

Família no Museu – Festas Populares e a História da Arte

A atividade mostrará diferentes escolas e estilos artísticos, além de suas principais obras relacionados ao universo das festas populares! O participante escolherá o estilo que mais gostou e produzirá sua própria pintura. No final da atividade, os visitantes apresentarão suas obras aos demais com o objetivo de compartilharem experiências, identificando cada escola artística representada!

Folia no Museu: Oficina de Marchinhas de Carnaval

A atividade será conduzida pelo percussionista Moringa Ray, que apresentará a história do Carnaval através da abordagem dos grandes compositores e dos diferentes ritmos que compõem o Carnaval brasileiro, como Marcha Rancho, marchinhas e Zé Pereira. No final, os participantes serão orientados a tocar instrumentos de percussão, cantando famosas canções, se divertindo e brincando o Carnaval!

Folia no Museu: Teatro de Mamulengo – “A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias”

O Grupo Boneco Vivo apresentará no feriado de Carnaval uma peça de teatro de mamulengos que conta a história de Seu Malaquias e de sua trupe. Serão apresentadas diversas atrações, como o “Desafio de Embolada”, “Encantador de Cobras”, “O Mágico Mister Lantejoula” e a “Cobra Gigante”. Todo o roteiro do espetáculo foi inspirado no circo antigo, resgatando com humor e simplicidade e alegria desse universo de cores e mistérios que está presente no imaginário de todos nós! Imperdível!

Família no Museu – A Influência de Uma Época: Semana de Arte Moderna

Os participantes serão convidados à reflexão, voltando no tempo para conhecer a história da Semana da Arte Moderna de 1922 e a ousada produção artística desse período. Através de grandes nomes do universo intelectual e artístico da época, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, os participantes poderão compreender a importância desse impactante episódio para a vida artística brasileira. Ao final, sob orientação do educador e inspirados pela vivência, todos poderão se expressar através de desenhos, poemas e diálogos!

O Palco é Seu: Toriba Musical – Flavia Albano e Thiago Soares

Em parceria com o Hotel Toriba, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro trazem ao palco o dueto formado pela soprano Flavia Albano e pelo tenor Thiago Soares, acompanhados pelo pianista Antonio Luiz Barker. A performance levará ao público canções do gênero erudito, homenageando grandes compositores, e clássicos do cinema internacional. Sua família não pode perder este lindo espetáculo!

Semana Escola Vem ao Museu

Na Semana Escola vem ao Museu, os estudantes serão convidados a participar das seguintes atividades:

Atividade 1 – A Influência de uma Época: Semana de Arte Moderna

Os estudantes serão convidados à reflexão, voltando no tempo para conhecer a história da Semana da Arte Moderna de 1922 e a ousada produção artística desse período. Através de grandes nomes do universo intelectual e artístico da época, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, os participantes poderão compreender a importância desse impactante episódio para a vida artística brasileira. Ao final, sob orientação do educador e inspirados pela vivência, todos poderão se expressar através de desenhos, poemas e diálogos!

Atividade 2 – Festas Populares e a História da Arte

A atividade mostrará diferentes escolas e estilos artísticos, além de suas principais obras relacionados ao universo das festas populares! O participante escolherá o estilo que mais gostou e produzirá sua própria pintura. No final da atividade, os visitantes apresentarão suas obras aos demais com o objetivo de compartilharem experiências, identificando cada escola artística representada!

Obs.: o agendamento deverá ser feito com antecedência de acordo com a disponibilidade de data o horário, podendo ser escolhido qualquer uma das atividades, sendo uma sala para cada atividade e horário.

Encontros com Arte – Cantar, Dançar e Meditar com Alegria

A cantora Cecília Valentim e o músico Jean-François Daniel conduzirão a vivência que deverá integrar a arte dos cantos e danças circulares sagradas de diferentes tradições do planeta e a prática meditativa. Com o intuito de conexão com o nosso ser sensível, de maneira leve e muito alegre, a prática será composta de diferentes etapas que deverão promover equilíbrio e integração entre os participantes! Não é necessário nenhum tipo de experiência prévia para a vivência.  

O Palco é Seu – Soul Jam Session

O músico Jean-François Daniel convidará os visitantes a experimentarem a magia da improvisação artística coletiva e a se entregarem nessa vivência de som e silêncio. Através do uso de diferentes instrumentos musicais, mesmo sem um conhecimento técnico prévio, os participantes formarão uma roda musical espontânea, sendo estimulados à livre expressão artística. Não perca essa divertida vivência! Se quiser trazer o seu instrumento musical, fique à vontade!

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

4 ideias sobre “Programação Fevereiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *