governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Dezembro

Roteiro Cultural – Campos do Jordão

Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!

Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!

Esta atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no Museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!

Visita Educativa

Aos finais de semana, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. Os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o Auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.

Virada Inclusiva: Abertura da Exposição Acessível Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore

Durante o mês de dezembro, o Museu receberá a Exposição Acessível Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mostra busca sensibilizar e celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e à diversidade humana, apresentando personagens típicos do folclore brasileiro que possuem algum tipo de deficiência física e histórias que aguçam a nossa sensorialidade. Recursos de acessibilidade buscam contemplar as diferenças e atender a todos os públicos com qualidade e autonomia. Venha compartilhar, se envolver e explorar a cultura do nosso país!

#SONHAROMUNDO: Ação Virtual – Comente a Declaração!

A campanha acontecerá ao longo do mês de dezembro nas redes sociais do Museu e Auditório e consiste em duas postagens semanais com trechos selecionados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, acompanhados de uma pergunta-chave que estimule a interação do público virtual, convidando-o a manifestar as suas opiniões sobre o tema. O objetivo é divulgar o documento e propor uma reflexão crítica em ambiente virtual. Participe dessa campanha!

#SONHAROMUNDO: Oficina de Formação – Diálogos Impertinentes

Neste dia, os participantes compreenderão a importância de facilitar diálogos que afetam diretamente grupos de minorias em nossa sociedade como o machismo, racismo e a homofobia. A oficina idealizada pela “Sustenta Mundo – Culturas & Relações Sustentáveis”, será ministrada pelos facilitadores Carol Hornos e Gustavo Prudente e é voltada para todas as pessoas cujo trabalho envolva dialogar, atender ou educar, como conselheiros tutelares, educadores, agentes de saúde, entre outros. Ela irá ainda apresentar técnicas para facilitar conversas sobre temas significativos e sensíveis para as pessoas!

Workshop de Conservação e Restauro – Acervo Museu Felícia Leirner

A ação será conduzida por Claudemir Ignácio – um dos conservadores restauradores responsáveis pelos cuidados com a nossa coleção – e abordará os princípios e parâmetros seguidos na conservação e restauro das obras do Museu Felicia Leirner, abrangendo os três diferentes suportes do conjunto escultórico de seu acervo: argamassa, bronze e granito.  Serão apresentados procedimentos, equipamentos e materiais utilizados no trabalho, assim como fatores que concorrem para a degradação das obras e medidas preventivas recomendadas. Venha conhecer os bastidores do Museu Felícia Leirner e entender como uma coleção à céu aberto é mantida.

Família no Museu: Preservação do Patrimônio

Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer as etapas importantes da criação e manutenção das esculturas da artista Felícia Leirner, descobrindo os desafios enfrentados no dia a dia para mantê-las em perfeito estado de conservação. A atividade será conduzida por Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo. Uma ação para toda a família!

O Palco é Seu: Toriba Musical com Marcello Vanucci e Claudia Neves

A atração traz Marcello Vanucci, um dos mais célebres tenores brasileiros da atualidade, acompanhado ao piano por Luiz Barker. O recital conta, ainda, com a participação especial da soprano Cláudia Neves, que fará alguns deliciosos duetos com o solista, apresentando canções como a “All I Ask You”, do famoso musical “O Fantasma da Ópera”!

Oficina de Diálogo e Escuta com os Guias de Turismo de Campos do Jordão

Dando continuidade às rodas de conversa com a comunidade, convidamos os Guias de Turismo de Campos do Jordão para trazerem as suas ideias e sugestões para as nossas equipes. O objetivo é qualificar a relação com esses importantes agentes, criando um panorama de expectativas que possa nortear futuras ações das instituições. Os guias participantes ganharão uma carteirinha de “Guia Parceiro do Museu e Auditório”, com validade de um ano, que garantirá vantagens no relacionamento com os equipamentos culturais. Venha trazer as suas ideias e trocar experiências! Estaremos abertos à escuta e ao diálogo! Faça sua inscrição pelo (12) 3662-6000 ou pelo contato@museufelicialeirner.org.br, e venha trazer as suas ideias e trocar experiências! 

#SONHAROMUNDO: Viva as Diferenças!

A oficina estimulará a reflexão sobre a importância das diferenças na construção de um mundo plural e mais justo, tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é de construir coletivamente a compreensão sobre a importância deste documento no contexto atual e a nossa responsabilidade em relação ao seu cumprimento.

#SONHAROMUNDO: Cultura, Arte e Ciência são Direitos Humanos?

Durante a campanha “Sonhar o Mundo”, os visitantes serão convidados a explorarem o Museu a partir de uma perspectiva bastante específica. Baseados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que versa sobre o direito à participação na vida cultural, à fruição da arte e ao acesso aos conhecimentos científicos, os educadores vão propor um diálogo sobre o tema, enquanto apresentam a coleção de esculturas, demonstrando a importância deste documento!

Concerto Caipira com a Orquestra Canto da Viola

A Orquestra Canto da Viola nasceu em Caçapava (SP) em 2014 e renova a interpretação de clássicos da música raiz sertaneja. Em seu repertório há ritmos como guarânia, arrasta-pé, cururu e cateretê e os músicos buscam interagir de forma descontraída com a plateia, apresentando a diferença entre um ritmo e outro, além de casos e histórias contados pelo violeiro Afonso. Perfeita união entre a música e a poesia brasileira!

Dois Brincantes e o Príncipe Feliz

“João e Maria”, um casal de artistas itinerante, chegam no Museu e Auditório para apresentar sua nova história para o público. Maria está decidida a arranjar um emprego que torne sua vida mais segura e é persuadida por João, que a convence a narrar a história do “Príncipe Feliz” por mais uma vez, com a esperança de que tudo vai mudar. Com a narrativa do texto do escritor inglês Oscar Wilde, onde um príncipe, tendo virado estátua depois de morto, consegue ver todo o mal e toda a miséria da cidade, os protagonistas costuram sua própria realidade com a da história. Eles saem e entram da trama, representam personagens, tocam instrumentos, cantam, dançam e manipulam bonecos, movimentando-se no espaço num ritmo ágil e interagindo com a plateia o tempo inteiro. A Companhia “Milongas Sentimentais” atua desde 1996.

Concerto As Meninas Cantoras de Campos do Jordão

O Coral das Meninas Cantoras de Campos do Jordão é uma realização da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão e foi criado em 2016, com direção artística da mezzo soprano Mere Oliveira e Fábio Fagundes. Ao todo, são 17 meninas, com idades de 10 e 17 anos. O Coral já se apresentou em diversos lugares, como na Sala São Paulo (São Paulo) e no próprio Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). Já gravaram um CD, com repertório amplo que vai desde o Hino Nacional Brasileiro a cânones tradicionais, passando por canções do folclore africano e obras de repertório clássico, como Chiquinha Gonzaga. Além disso, também gravaram um vídeo clipe intitulado “Bem-te-vi”, juntamente com o pianista Fábio Caramuru. Venha conhecer esse trabalho primoroso e valorizar nossas jovens artistas!

Família no Museu: Plantio de Mudas Nativas

Que tal fechar o ano de uma maneira diferente? Venha plantar uma muda no Museu e, junto com ela, todos os bons desejos para o novo ano! Vamos regar e cultivar as novas plantinhas com muita dedicação para vermos os nossos sonhos crescerem fortes, deixando o mundo ainda mais lindo! A ação envolve o plantio exclusivo de plantas nativas da região e integra o plantio de compensação de CO2 realizado anualmente pelas instituições desde 2013. Traga a sua família para se divertir e contribuir como nosso verde!

Ensaio Aberto – Big Band Toriba

A Big Band Toriba tem formação similar às grandes big bands americanas das décadas de 1930 e 1940. São quatro trombones e seis saxofones, além de piano, guitarra, contrabaixo e bateria. O principal solista é Dado Magnelli. Em seu repertório, a Big Band Toriba inclui dezenas de clássicos da “era do swing”, a maior parte deles em arranjos originais: temas do repertório de Glenn Miller, canções popularizadas por Nat King Cole e standards do jazz. Nas escolhas brasileiras, sucessos como o frevo “Vassourinhas”, o choro “Tico-tico no Fubá” e, ainda, canções da bossa nova, como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”. Imperdível!

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de livros que serão destinados a apoiar ações da Secretaria Municipal de Cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação

Conheça nossa política de gratuidade AQUI!

2 ideias sobre “Programação Dezembro

  1. Marcos Marsulo

    Sobre Oficina de Diálogo e Escuta com Guias de Turismo, a se realizar dia 11 de dezembro.
    boa tarde,
    gostaria de saber se há necessidade de inscrição prévia para esta atividade.
    abraços,
    Marcos Marsulo
    historiador e guia de turismo credenciado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *