governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Agosto

Roteiro Cultural – Campos do Jordão

Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!

Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!

Esta atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!

 Visita Educativa

Aos finais de semana, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. As visitas levarão os visitantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, de terças às sextas-feiras, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.

Família no Museu: Você conhece essa parlenda?

Venha celebrar o mês do folclore participando de uma divertida brincadeira e descobrindo, junto aos educadores do Museu, as parlendas que serão contadas de uma maneira muito divertida!

 Família no Museu: Circuito de Brincadeiras Folclóricas

Do que você brincava quando era criança? Que tal dividir um pouquinho dessa experiência com seus filhos e netos? Em comemoração ao mês do folclore, o público irá se divertir conhecendo e revivendo algumas brincadeiras que resgatam tradições populares e estimulam a continuidade de práticas culturais saudáveis e lúdicas. Não deixe de trazer sua família para compartilhar esse imperdível momento!

Apresentação Musical Rafael Viola e Dinelson

Na sexta-feira, 10/08, o Museu e Auditório recebem a dupla Rafael Viola e Dinelson. Sobrinho e tio, reconhecidos na música sertaneja de raiz e premiados em diversos festivais do estilo, se apresentam no palco do Auditório Claudio Santoro, às 20h00, em uma homenagem ao Dia dos Pais. A entrada é R$5,00 e os pais acompanhados dos filhos não pagam.

Família no Museu: Já Conhece Essa Lenda?

Que tal juntar toda a família para conhecer e relembrar as lendas que compõem o folclore brasileiro? Para esta ação, os educadores do Museu convidarão a todos para, utilizando elementos lúdicos, compartilhar estórias importantes para a cultura popular. Não perca!

O Palco é Seu: Toriba Musical – Meninas Cantoras de Campos do Jordão

Nesta edição de “O Palco é Seu”, em parceria com o Toriba Musical, o público poderá contemplar uma linda performance realizada pelas Meninas Cantoras de Campos do Jordão, com abertura da antológica pianista brasileira Eudóxia de Barros.

 Oficina Temática para Público Escolar: Tabuleiro Folclórico

Já pensou em aprender jogando? Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto), os estudantes poderão conhecer e brincar com as lendas brasileiras em um jogo de tabuleiro em tamanho real, onde serão parte do jogo. Agende a sua visita com antecedência e aproveite!

Encontros com Arte: Roda de “Causos” e Folclore da Nossa Região

Como é bom ouvir estórias, não é mesmo? Que criança não adora mergulhar em um mundo no qual tudo é possível? Nesse dia, sua família poderá participar de uma roda de conversa descontraída, regada à café e bolo de fubá, por meio da qual o visitante viajará pelo interior do país, ouvindo estórias trazidas da roça por moradores da nossa região. A anfitriã será a Dona Maria – uma das funcionárias do Museu e Auditório – que vai conduzir a roda, abrilhantando a tarde com suas lembranças maravilhosas. Uma oportunidade imperdível de conhecer o folclore que está vivo e presente na vida dos moradores da nossa região.

Domingo Musical: “Nossas Raízes Sertanejas”, Léo Schmidt

Venha prestigiar esta apresentação que homenageia as músicas antigas, com sucessos do Sertanejo Raiz, marcados por grandes nomes da música caipira. Um show dedicado aos amantes ou simpatizantes das músicas sertanejas que tiveram grande destaque nas rádios brasileiras. Buscando as sonoridades distintas do estilo com instrumentos diversos, como violão, viola caipira, sanfona, baixo (baixolão) e bateria, Léo Schmidt vai encantar a plateia!

Semana Escola Vem ao Museu

Na semana em que se comemora o Folclore (22/08), a programação do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro abordará diversas atividades relacionadas ao tema. Os estudantes poderão realizar uma das seguintes atividades, de acordo com agendamento prévio:

Atividade 1 –  Você conhece essa Parlenda?

As parlendas fazem parte do folclore brasileiro e têm origem na sabedoria popular e na história das populações tradicionais do Brasil. Celebrando o mês do folclore, os visitantes serão convidados para participar de uma divertida brincadeira para descobrirem a parlenda que será contada de forma divertida.

Atividade 2 – Circuito de Jogos Folclóricos

Em comemoração ao mês do folclore, o público irá se divertir conhecendo e revivendo algumas brincadeiras folclóricas que resgatam tradições populares e estimulam a continuidade de práticas culturais saudáveis e lúdicas. O intuito é a interação entre os participantes e o reconhecimento da importância da preservação das nossas raízes culturais.

Atividade 3 – Contação de Lendas

As lendas folclóricas representam estórias e contos que são transmitidos de geração em geração, são importantes ferramentas para se compartilhar tradições populares por meio da oralidade. Com elementos lúdicos, os visitantes poderão conhecer e relembrar lendas típicas do folclore brasileiro.

 

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de agasalhos e cobertores, que serão destinados a instituições de caridade do município

3 ideias sobre “Programação Agosto

  1. Elaine Figueiredo

    Eu gosto muito de espetaculos de musica classica e operas eu ja assisti varias operas de graça no auditorio Claudio Santoro e gostei muito gostaria de receber a programação pelo email ou whattsapp email efigueiredo1975@bol.com.br e 12 982663341 whattsapp agradeço a gentileza abraços a todos

    Responder
  2. Leda Amaral

    Olá ,
    Parabéns para toda a equipe !
    Depois da programação nota 10 do Festival de Inverno , o auditório não tem mais nenhum concerto programado ?
    Os finais de semana de agosto ainda ficam lotados de turistas sedentos por programas bacanas.
    E é uma pena deixar o auditório às moscas durante tanto tempo .
    Se houver alguma programação para os próximos meses , por favor avisem .
    Atenciosamente

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *