Local:

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro - Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista - Campos do Jordão (SP)

Data:

Dia 06/04/2024, Ás 11h

Entrada:

Inteira R$ 15,00 e meia R$ 7,50 (política de gratuidade e meia entrada: www.museufelicialeirner.org.br).

Informações:

Contato: (12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br

Em comemoração aos 150 anos de Campos do Jordão, o biólogo e pesquisador da fauna regional Douglas Santos ministra a palestra “Conhecendo a Fauna de Campos do Jordão e Região”. A Serra da Mantiqueira já foi eleita como a oitava área protegida insubstituível do planeta. Nessa região se encontram os maiores remanescentes da Mata de Araucárias do sudeste brasileiro, além de também abrigar outras importantes formações vegetais como os Campos de Altitude e Matas Nebulares. A singularidade da região é responsável por abrigar várias espécies da fauna que são consideradas raras ou endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas por ali. Entre as espécies de aves, destacam-se o caneleirinho-de-chapéu-preto, o grimpeiro e a saudade. Já entre os mamíferos destacam-se espécies como o queixada, o gato-maracajá e a onça-parda. Além disso, várias espécies de répteis e anfíbios ocorrem na região, como é o caso do sapo-pingo-de-ouro, da perereca-flautinha e de uma jararaca de altitude, conhecida localmente como urutu. Apesar de muitos nomes da fauna serem conhecidos pela população local, ainda há muitas curiosidades e mitos por trás das histórias regionais. Sendo assim, essa palestra terá o objetivo de apresentar aos participantes as espécies de fauna que ocorrem na região e seus comportamentos.