Local:

Gratuita

Informações:

(12) 3662-6000

O dia 19 de agosto é considerado o Dia Internacional da Fotografia e, para comemorar essa data, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecem uma oficina de Astrofotografia e uma noite de observação de estrelas no Museu!

Nesta oficina o participante irá entender os princípios básicos, como captura, planejamento e edição, encontrar corpos celestes por meio de aplicativo, bem como capturar, através de uma câmera comum ou celular, o braço visível da Via-Láctea e os melhores locais para poder observá-la a olho nu. Além disso, os participantes irão aprender um pouco sobre o que é poluição luminosa e como isso afeta a prática da astrofotografia, a visibilidade das estrelas nas grandes cidades, e seus impactos na saúde dos humanos e animais.

Venha aprender a fotografar o céu noturno no Museu!

Importante!

– Não haverá cancelamento da oficina por questões climáticas!

– É importante que haja condições climáticas favoráveis para que as capturas realizadas reflitam os conceitos ensinados na oficina. Portanto, no caso de impossibilidade de o participante fazer as próprias capturas devido à noite estar nublada ou com quaisquer condições adversas climáticas durante a sessão, serão utilizadas fotos feitas previamente pelo astrofotógrafo e, para fixação do conhecimento abordado, realizaremos um estudo prático de longa exposição e configurações com o equipamento.

– Esta oficina é voltada às pessoas de todas as idades que tenham interesse em aprender a fotografar o céu noturno, não há pré-requisitos para participação. É indicado que o participante tenha câmera fotográfica DSLR ou mirrorless com lente de, no máximo, 50mm de comprimento focal e/ou smartphone com modo manual e velocidade do obturador (tempo de exposição) de, no mínimo, 10 segundos, bem como tripé para captura das fotos.

– Além de equipamentos, recomendamos que os participantes tragam uma cadeira reclinável e utilizem agasalhos propícios, até mesmo uma manta, devido ao clima da cidade que poderá registrar baixas temperaturas nesta época do ano.

– As vagas para a participação da oficina serão confirmadas seguindo a ordem de inscrição. Com o limite de 20 participantes, a duração aproximada é de até 4 horas e serão emitidos certificados aos participantes.

Informações e inscrição: (12) 3662-6000