sobre a exposição virtual

As fotografias apresentadas nessa exposição virtual foram feitas por: Lorenzo Scavone, Marcelo Vigneron, Marco Cidale e Tadeu Sales. São resultados de uma ação desenvolvida durante a campanha #MuseumWeek, que traz como proposta uma semana para a cultura! São 7 dias, com 7 temas, usando 7 hashtags. Essa ação foi desenvolvida no dia do tema FOTOGRAFIA, com a hashtag #PhotoMW.

A proposta buscava quatro diferentes olhares sobre um mesmo patrimônio representado pelos espaços do Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro. Assim, os fotógrafos convidados - todos com um repertório afetivo marcado por este acervo e espaços - dividiram a mesma manhã, para registrar Museu e Auditório a partir de suas perspectivas e subjetividades.

Uma homenagem aos 40 anos dos equipamentos culturais, além de um reforço ao discurso de preservação do nosso patrimônio material e imaterial como forma de preservação da nossa própria história e identidade individual e coletiva.

Foram selecionadas 10 fotografias de cada um dos fotógrafos convidados. Convidamos você a fazer essa viagem através de diferentes olhares e perspectivas, mergulhando no universo dos fotógrafos, da natureza local, de Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro. Permita-se sentir a potência da diversidade e a beleza de cada olhar...

FOTÓGRAFOS

sobre os fotógrafos participantes

Lorenzo Scavone

Lorenzo Scavone é fotógrafo e cineasta. Teve seu primeiro contato com a fotografia durante a infância, crescendo no estúdio de seu pai. Desde 2013, dedica-se a fotografia profissional e autoral, tendo começado sua carreira como assistente em diversos trabalhos. Formou-se em direção na Academia Internacional de Cinema em São Paulo, Em 2017. Em 2018, teve sua primeira exposição individual no Museu da Imagem e do Som em São Paulo exibindo a série “RIOS”: Um projeto documental com olhar subjetivo sobre o Carnaval no Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha em projetos profissionais e pessoais de fotografia e também de cinema.

Marcelo Vigneron

Marcelo Vigneron nasceu na cidade de São Paulo em 1961, é fotógrafo profissional desde 1985. Formado em História pela Universidade de São Paulo, começou a fotografar na área editorial para revistas de transporte e veículos. Viveu em Paris em meados dos anos 80 onde fez a sua formação teórica autodidata em fotografia. Na década de 90 viveu em Lisboa onde dirigiu o departamento de fotografia do grupo editorial Fórum. De volta ao Brasil passou pelas revistas VIP, Exame, Veja, 4 Rodas, Arte & Decoração, Panorama Editorial, além de outras publicações da imprensa segmentada, sempre como profissional free lancer. Já participou de mais de uma dezena de exposições entre individuais e coletivas em locais como MIS, MASP, Memorial da América Latina, Casa da Fotografia Fuji, Sesc, Sesi, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Câmara Municipal de Lisboa, Congresso Nacional em Brasília, Auditório Claudio Santoro e etc. Produziu seis livros de fotografia como autor: “Brasil 500 anos – memórias portuguesas”, “A Caminho do Oeste – do Brasil ao Pacífico sobre rodas”, “A Heróica Pancada – Centro Acadêmico XI de Agosto, 100 anos de Lutas”, “Advocacia Pública – Apontamentos sobre a História da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo”, “Escola de Justiça – História e Memória do Departamento Jurídico XI de Agosto”, "Cem anos em Saúde Pública: a trajetória acadêmico-institucional da FSP/USP - 1918-2018", além de outros em parceria com diversos autores.

Marco Cidale

Marco Cidale é brasileiro natural de Campos do Jordão-SP, iniciou os estudos em Fotografia Analógica ainda criança com o Pai Fotógrafo desenvolveu especial apreço a Paisagem Natural por conta de atividades ao ar livre. Na Faculdade de Publicidade e Propaganda o interesse pela Fotografia se concretizou. Atuando om Fotografia comercial de Arquitetura, Hospedagem e Gastronomia além da produção de vídeos institucionais e documentários, vídeos de Esportes de Ação. Em 2015 realizou a primeira exposição individual "Repetições criam Padrões" seguidas de "Natureza em Preto e Branco" em 2016 e "Relaxa o Cérebro" em 2017. Atualmente dirige a Agência Panoorama atendendo a demanda de produções audiovisuais comerciais, bancos de imagem para mídias sociais além de Impressão de imagens Fine Art.

Tadeu Sales

Apaixonado pela fotografia, Tadeu Sales (55), começou a fotografar com 11 anos na missão de contemplar e eternizar os momentos da vida. Os cenários naturais em Campos do Jordão sempre foi seu objeto de registro. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro entram na lista dos lugares favoritos que Tadeu gosta de fotografar. “Adoro o Museu, tem uma paisagem única e uma atmosfera que nos convida a registrar. Mágico eu diria”, enfatizou o fotógrafo. Tadeu Sales também é Arquiteto, Ex Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Ex Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Vice Presidente Arquiteto da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campos do Jordão – AEACJ e Membro do Conselho Fiscal da Diretoria do 106º Grupo Escoteiro Oyaguara - C. Jordão.

quem faz acontecer

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO