EXPOSIÇÃO VIRTUAL

"Aves da Mantiqueira pousam
no Museu e Auditório"

ATIVE O SOM PARA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL

AVES DA MANTIQUEIRA POUSAM NO MUSEU E AUDITÓRIO

A exposição virtual “Aves da Mantiqueira pousam no Museu e Auditório” evoca as sensações de tempo, contemplação e “interferências” das obras da artista visual Gabriela Nascimento dos Santos - conhecida pelo nome artístico Ella Sancksmo - sobre os espaços de diversas formas. A artista confeccionou réplicas de cinco aves da região da Serra da Mantiqueira que interagem com o espaço do Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro. Olhares distintos norteiam a mostra.

Gabriela trabalhava como guia de ecoturismo e tinha o importante papel de despertar o olhar das pessoas sobre o bioma da Mata Atlântica. Para Ella, a exposição de aves é uma forma de estimular as pessoas a valorizar a beleza da natureza e essa sensação age como espécie de terapia.

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro atraem muitos visitantes anualmente por ser um museu a céu aberto, conhecido por ser o palco principal do Festival de Inverno de Campos de Jordão, além de sua vegetação extraordinária e paisagem de “tirar o fôlego”. Funcionam também como área de preservação permanente (APP), contribuindo artisticamente e culturalmente para os moradores da serra da Mantiqueira e para os diversos visitantes.

Em 01 de março é comemorado o Dia Mundial do Turismo Ecológico, data importante para a cidade e para o Museu e Auditório, pois nesta região em que a Mata de Araucária está introduzida na Mata Atlântica, existem áreas de preservação permanentes e de unidades de conservação. A Mata de Araucária é um tipo de floresta que compõe o bioma da Mata Atlântica. Área de preservação permanente (APP) é um local coberto ou não por vegetação natural e com finalidade de preservar os recursos naturais. Já a unidade de conservação (UC) são áreas que conservam o ambiente natural mantendo as características do bioma natural.

“Campos do Jordão é uma cidade turística, sendo o Museu e Auditório um ponto turístico importante dentro do roteiro cultural e contemplativo da cidade”, comenta Ella. A importância das aves da Mantiqueira apresentadas nesta mostra é que algumas correm riscos de entrar em extinção, como o papagaio-de-peito-roxo que é um grande dispersor de sementes, assim como as árvores de araucárias. “A exposição veio como um gancho sobre a nossa identidade cultural, principalmente sobre a beleza natural que possuímos, veio também para mostrar que não precisamos trazer nada de externo para que a serra da Mantiqueira seja contemplada, pelo contrário, a serra tem sua beleza natural, e por isso, é tão importante preservamos a Mantiqueira, porque estamos preservando a nossa essência”, finaliza a artista.

QUOTE DA ARTISTA

A sensação de você admirar a beleza natural é como uma terapia;

Uma vez estava sentada escrevendo uma pesquisa que exigiu bastante de mim e de repente ouvi um som, parei o que estava fazendo e pensei: “parece um tucano”.

Abri a porta da sala e saí para o quintal e um casal de tucanos passou voando sobre mim, foi incrível, foi uma sensação de pertencimento e perceber que pertenço à natureza. Essa sensação me acalma, como se eu precisasse observar a natureza para me inspirar. Essa contemplação desfez o “nó que me bloqueava”. Depois disso, voltei para a minha pesquisa, foi como se eu tivesse tomado um remédio para uma dor de cabeça e fiquei em paz, tranquila…

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

-ELLA SANCKSMO

As esculturas foram feitas com material reciclável e modeladas com papel machê. As penas foram feitas de papel canson 180g e foram cortadas para transmitir a imagem semelhante às das penas de um pássaro. Os esqueletos das esculturas foram feitas com arame. Pedras de artesanato foram usadas para fazer os olhos, tinta e verniz para conservar as cores. Ella ancksmo utilizou na confecção o máximo de materiais didáticos, comuns e de fácil acesso como; tinta guache, cola branca, papel, cola quente, esmalte de unha.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

Papagaio-de-peito-roxo

NOME CIENTÍFICO: AMAZONA VINACEA (KUHL,1820)

(francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, a Floresta Amazônica; (latim) vinacea, vinaceus, vinum = relativo ao vinho, do vinho, vinho. | Medida: Até 35 centímetros de comprimento.

ATIVE O SOM DO PÁSSARO

“Papagaio da cor do vinho”

O papagaio-de-peito-roxo foi a minha primeira escultura e a primeira ave, que quando eu a ouvia sabia identificar qual pássaro era. Trabalhei como guia de ecoturismo e o monitoramento era refletido totalmente à mata atlântica, às araucárias e, comecei a dar mais importância ao papagaio e às aves. Todo o dia no mesmo horário, no final da tarde ouvia seus cantos, então isso começou a fazer parte do meu trabalho e também, a fazer parte do meu dia-a-dia. Grandes conhecedores da área me informaram que o papagaio-de-peito-roxo vive nas regiões de mata de araucária e atualmente, são aves que correm grande risco de extinção, por conta de suas penas que chamam bastante à atenção de traficantes de aves e pela exploração das árvores de araucária, que é onde vivem.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

Martim-pescador-pequeno

NOME CIENTÍFICO: CHOLOROCERYLE AMERICANA (GMELIN,1788)

(Grego) khloros = verde; | (Grego) ceryle kerulos =ave mitológica Medida: 19 centímetros de comprimento

ATIVE O SOM DO PÁSSARO

“Ceryle verde de colar do continente americano”

O martim-pescador-pequeno foi à primeira ave que me fez perceber que os pássaros não são todos iguais. Através deles, comecei a respeitar melhor a diversidade avifauna. Escolhi o martim-pescador-pequeno, pois é a ave que mais vejo, sendo muito comum vê-las na beira de rio, principalmente no rio Sapucaí, são pequenas e rápidas. O martim-pescador aguçou a minha audição e por causa dela, comecei a identificar os sons de algumas aves.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

Lavadeira-mascarada

NOME CIENTÍFICO: FLUVICOLA NENGETA (LINNAEUS, 1766)

(latim) fluvius,fluvii = rio; | (Tupy) nheengetá = pássaro sussurando Medida: 14,5 e 16 centímetros de comprimento

ATIVE O SOM DO PÁSSARO

“Pássaro ribeirinho que sussurra”

A lavadeira-mascarada é uma ave muito comum de ser encontrada e com certeza, foi o motivo de ser “modelo” para a exposição. O nome está associado ao seu instinto, onde constrói seu ninho perto de rios ou lagoas, que é seu habitat. Por esse motivo, a encontramos em parques, centros urbanos arborizados, sendo comum vê-las no chão.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

Sabiá-laranjeira

NOME CIENTÍFICO: TURDUS RUFIVENTRIS (VIEILLOT, 1818)

(latim) turdus = tordo; | (Latim) rufi. rufa; rufus = castanho,vermelho e venter; | (Latim) ventris = ventre,barriga Medida: 120-25 centímetros de comprimento

ATIVE O SOM DO PÁSSARO

“Tordo com a barriga castanha”

O sabiá-laranjeira é a ave símbolo do Brasil, é uma ave muito bonita, que possui detalhes muito sutis. É possível encontrá-las em bordas de florestas, parques e áreas urbanas mais arborizadas.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

Pica-pau-do-campo

NOME CIENTÍFICO: COLAPTES CAMPESTRIS (VIEILLOT, 1818)

(Grego) kolaptë, kolaptö = bico em forma de cinzel; | (Latim) campestris = relativo ao campo, planicies ou campestre; Medida: 32 centímetros de comprimento

ATIVE O SOM DO PÁSSARO

“Ave campestre com bico de cinzel”

O pica-pau-do-campo é uma ave fácil de ser vista, é uma ave que chama atenção por sua cor e beleza e por isso, foi transformada por mim em escultura, por ser uma ave que é vista no dia-a-dia.

ATIVE O CONTEUDO DE AUDIO

PROPOSTA DA ARTISTA

Trabalhar a arte é uma forma de comunicação, onde podemos transmitir o que não conseguimos expressar em palavras. A intenção principal é atrair olhares como uma “armadilha” e se essas esculturas são capazes de atrair a admiração; A essência que podemos tirar dessas obras é que todos podem ser livres como um pássaro, livre para ter experiência para ver uma ave diferente. Estão próximas de nós, são lindas e incríveis, são aves nativas, incríveis porque estão por perto, incríveis porque estão livres compondo o cenário da serra da Mantiqueira, compondo a nossa identidade. A exposição oferece cinco esculturas de aves e a composição de outras aves serão os pássaros que você verá voando aí por perto, basta observar. Seja parte da natureza, faço o convite de reparar esses pássaros, procure saber qual ave é, tente guardar seu canto e garanto que os outros pássaros não serão vistos da mesma forma. Na verdade, eles não podem ser vistos de qualquer forma. Eu tive a oportunidade de poder expressar esse aprendizado que me despertou a vontade de admirar melhor a serra da Mantiqueira e através da exposição ofereço a mesma oportunidade a você.

SOBRE A ARTISTA

A artista visual, arte-educadora e ilustradora Gabriela Nascimento dos Santos foi uma criança curiosa, que sempre teve sede de conhecimento. Estudou artes visuais na região do Vale do Paraíba e por meio da arte encontrou possibilidades de aprendizagem para usar como recurso em seus projetos de longo prazo. Seu nome artístico é Ella Sancksmo e sua primeira exposição online “Aves da Mantiqueira” (2020), foi realizada por meio da Secretaria de Valorização da Cultura de Campos do Jordão, com o apoio do Governo Federal, Lei Aldir Blanc, sendo posteriormente doada para o Projeto Peace, localizado no parque da Lagoinha, em Campos do Jordão. Como ilustradora Gabriela publicou os livros “Os animais da Mantiqueira (vol. 1 e 2)” e está trabalhando em seu terceiro livro “As características da flora na Mata Atlântica”, que versa sobre educação ambiental e ciência. Gabriela é arte-educadora do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, onde desenvolve juntamente com o núcleo educativo, oficinas e visitas mediadas para que o público tenha a melhor experiência possível em contato com os espaços culturais. “Nós educadores temos grandes oportunidades para oferecer nosso trabalho e é incrível poder explorar as possibilidades de ensino que um espaço cultural pode nos oferecer”. Por meio do seu trabalho no Museu e Auditório, foi intermediadora do curso de História da Arte para professores e também, produziu uma escultura em papel 180 gramas que fez parte da programação cultural do MuseumWeek 2022 contemplando o tema “sexualidade” . “Poder seguir a jornada como arte-educadora me faz ter a oportunidade de conhecer a mim mesmo, eu não só expresso o conhecimento através dos meus trabalhos, mas amadureço e evoluo o tempo todo. Estar no Museu e Auditório é uma grande oportunidade para agregar a minha bagagem de vida. Sinto que todas as experiências profissionais vieram para agregar, sendo base do que eu posso oferecer como educadora no Museu. Sou muito grata por isso.” Desta vez, a artista compõe a galeria virtual com a exposição “Aves da Mantiqueira pousam no Museu e Auditório”. Nesse trabalho, sua intenção principal é atrair os olhares dos internautas através das suas esculturas que estão em sintonia com todo o espaço e que foram registradas nesta exposição fotográfica.

parceria

Foi possivel concluir a exposição online em 2020, através da Secretaria de Valorização da Cultura de Campos do Jordão, com o apoio do Governo Federal, Lei Aldir Blanc. A artista teve grande parceria com o Projeto PEACE, uma iniciativa de educação ambiental, com o propósito de incentivar ações sustentáveis e experiências ao ar livre, diferentes tipos de formação para empresas e pessoas interessadas em mudar seus métodos e hábitos. Sendo assim, as esculturas foram doadas ao projeto para serem usadas como material de educação ambiental.

FICHA TÉCNICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tarcisio de freitas
Governador

Felício Ramuth
Vice-Governador

Marilia Marton
Secretária de cultura e Economia Criativa

Frederico Mascarenhas
Secretário Executivo de cultura e economia criativa

Daniel Scheiblich Rodrigues
Chefe do Gabinete de Cultura e Economia Criativa

Maria Beatriz de Souza Henriques
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico

ACAM PORTINARI - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA

Paulo Augusto Coelho de Souza
Presidente do Conselho Administrativo

Angelica Fabbri
Diretora Executiva

Luiz Antonio Bergamo
Diretor Administrativo Financeiro

MUSEU FELÍCIA LEIRNER E ADITÓRIO CLAUDIO SANTORO -
CAMPOS DO JORDÃO

Frederico David de Souza
Gerente de Unidade

Núcleo de Comunicação
Juliana Faria da Silva | Assistente de Comunicação

Núcleo de Programação
Laila Cristina Vils Alves de Souza | Assistente de Programação

Núcleo de Acervo
Letícia de Mello Menezes | Assistente de Acervo

Núcleo de Educação
Ana Clara Atanazio Cunha | Educadora

Andreza Lima Damião | Educadora

Gabriela Nascimento dos Santos | Educadora

Larrissa Salles Demétrio | Educadora

Leandra Fernandes Lucio | Educadora

Willian Nascimento da Silva | Educador


Núcleo de Administrativo
Adina Iracema Cesarino | Assistente Administrativo


Núcleo de Infraestrutura e Operações
Fabrício Barbosa dos Santos | Ajudante de Manutenção
Weverton Candido Ferreira | Manutenção Predial


CRÉDITOS


Artista
Ella Sancksmo


Fotografia
Juliana Faria


Texto
Laila Vils


Pesquisa
Ella Sancksmo
Laila Vils


Desenvolvimento Web
Inova House

2023 © MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS