governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Campos do Jordão

Fundada em 29 de abril de 1874, Campos do Jordão está localizada a 167 km da capital de São Paulo, 350 Km do Rio de Janeiro (cidade) e  500 km de Belo Horizonte, na Serra da Mantiqueira, região do Vale do Paraíba. A vegetação distribui-se em dois grandes tipos: mata e campestre. Com áreas preservadas de araucárias e coníferas.  Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, a cidade tem aproximadamente 50.221 habitantes.

Considerada estância climática pelo Estado, por cumprir os pré-requisitos definidos pela lei estadual. Entre as principais características para o merecimento do título estão a charmosa arquitetura, baseada em construções europeias, e o clima frio, abaixo da média brasileira, pode ser comparado à região alpina de Davos Platz, na Suíça.

A cidade baseia-se na indústria de produção de malhas e de chocolate, no artesanato e na exploração de água mineral. Além do setor comerciário, que também contribui consideravelmente para economia jordanense. Hoje, o mais importante centro comercial é a Vila Capivari, que recebe todos os anos a visita de milhões de turistas. O turismo constitui a maior fonte de renda do município, cujo ápice é alcançado durante o inverno.

O principal acesso para Campos do Jordão é a SP-123, que inicia no entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto / Ayrton Senna, na altura do km 118 da Rodovia Presidente Dutra.

Fonte: Prefeitura de Campos do Jordão/ IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)