sexta-feira, 8 de março, 2024

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão (SP), prepararam um fim de semana musical para quem visita as instituições.

Um concerto gratuito com músicas de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes no sábado e show com clássicos do R&B, Soul e MPB no domingo são os destaques da programação para os próximos dias.

Ações permanentes do museu e auditório também podem ser conferidas durante a semana, tais como curiosidades que envolvem o dia a dia das instituições e visitas educativas para famílias e escolas. Confira, abaixo, a agenda completa.

Família no Museu: Mulheres Que Te Inspiram

Em comemoração ao Mês das Mulheres, o Núcleo Educativo do museu e auditório convida os visitantes a participarem da oficina “Mulheres Que Te Inspiram”, no qual poderão personalizar, em pequenos moldes feitos de papel machê, as grandes mulheres que trazem inspiração pessoal para o participante.

Data: 09 de março (sábado)

Horário: às 11h e às 15h

Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Concerto: “Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes”, com Pablo Marquine e Sheila Negro

O concerto “Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes” é um precioso encontro entre a música e a literatura brasileira. Porém, a intensidade desse encontro desperta algo mais – ele representa a união de sonoridades e estética que transitam entre a música popular e a música erudita do final da década de 1950.

São referências que nos levam, imediatamente, à sonoridade da bossa nova e ao refinamento estético peculiar dos compositores do período.

O concerto é apresentado por Pablo Marquine e Sheila Negro. Marquine é doutor em Musicologia pela Universidade da Flórida e gravou diversas obras de Claudio Santoro. Tem se apresentado nacional e internacionalmente e pesquisa as interseções entre música, estética e política.

Sheila Negro é doutora em música, cantora e empreendedora. Transita entre a música clássica brasileira e a música popular, trazendo a reflexão sobre a importância e o grande impacto que envolve a descoberta da “identidade vocal”.

Data: 09 de março (sábado)

Horário: às 20h

Entrada: gratuita com retirada de ingressos pela sympla.com/auditorioclaudiosantoro

Classificação: livre

Domingo Musical: Ariane Zaine em voz e violão

Ariane Zaine nasceu em Guaratinguetá (SP), mas morou no município de Cruzeiro (SP) grande parte de sua vida. Canta desde os sete anos, inicialmente na igreja, depois em corais. Aos 18, ingressou na música profissionalmente. Em seu show no Museu Felícia Leiner e Auditório Claudio Santoro, apresenta o R&B, passa pela soul music e chega na MPB. Em 2021, a artista fez parte do elenco do programa “TheVoiceBrasil”, onde mostrou para o público do Brasil inteiro seu talento e carisma.

Data: 10 de março (domingo)

Horário: às 11h

Atividades permanentes

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro mantêm atividades permanentes que focam em visitas para toda a família e portfólios educativos para turmas escolares, além de produzirem conteúdos com curiosidades sobre as instituições que são postados nas redes sociais.

Escola Vem ao Museu

A equipe educativa das instituições oferece atividades voltadas ao público escolar de terça a sexta-feira. Os educadores de todas as redes de ensino do município e da região podem escolher uma das ações presentes nos portfólios e agendar visitas para explorar os temas propostos pela equipe. Os portfólios podem ser conferidos no site das instituições ou pelo telefone (16) 98186-0365.

Serviço:

De terça a sexta-feira, às 9h30 e às 14h30

Entrada: gratuita mediante agendamento prévio

Mais informações: educativo@museufelicialeirner.org.br

Visita Educativa

A equipe de educadores do museu oferece visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. A ação leva os participantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno.

Horários: de terça a domingo, às 10h e às 14h

Entrada:inteira R$ 15 e meia R$ 7,50

Curiosidades do Museu e Auditório

Às quartas-feiras, nas redes sociais das instituições, são postados conteúdos com os bastidores das atividades que acontecem no museu e no auditório. O objetivo é aproximar a comunidade do acervo, além de estimular a sensibilidade artística e o olhar atento à coleção das obras presentes no Museu Felícia Leirner.

Datas: toda quarta-feira, às 18h

Local: Redes Sociais

Instagram: @museufelicialeirner

Facebook: /museufelicialeirner

Twitter: /mfelicialeirner

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)

Informações:

(12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br

Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)

Facebook: www.facebook.com/museufelicialeirner

Twitter: twitter.com/mfelicialeirner